segunda-feira, 22 julho 2024
CIDADE SUSTENTÁVEL

Ministro de Minas e Energia lança Programa de Eficiência Energética em Hortolândia

Alexandre Silveira participará da cerimônia de lançamento nesta segunda-feira (11), às 10h, onde será o novo Paço Municipal
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fará o lançamento do Programa de Eficiência Energética, nesta segunda-feira (11), às 10h, em Hortolândia. O lançamento será realizado no local onde é construído o novo Paço Municipal, localizado na Estrada Sabina Baptista Camargo. O evento contará também com a participação do prefeito Zezé Gomes (Republicanos) e autoridades.

O programa é uma iniciativa pioneira da Prefeitura para consolidar Hortolândia como município inteligente e sustentável. O programa servirá de referência para o Governo Federal, que também pretende implantá-lo no país. Uma das ações do programa é a instalação de 21 usinas fotovoltaicas que vão gerar uma economia de R$ 4 milhões a Hortolândia. Com a implantação do programa e das usinas, a meta da Prefeitura é tornar o município referência nacional no uso de energia limpa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica de Hortolândia, as 21 usinas serão instaladas em prédios públicos, como unidades de saúde, escolas, ginásios, dentre outros. A energia gerada pelas usinas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos do município.

Já estão em funcionamento as usinas no novo Paço Municipal, no Hospital Municipal Mario Covas e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia. Neste ano já foram instaladas as usinas nas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Professora Helena Futava Takahashi e Villagio Ghiraldelli e no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini.

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a instalação de usinas na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Santiago, na EMEF Nova Europa e na EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara do Lago I, na última semana de novembro.

OUTRAS AÇÕES

O Programa de Eficiência Energética da Prefeitura também prevê outras ações, dentre as quais, a implantação de novas luminárias de LED em vários pontos da cidade. Outra ação importante é a troca de 20 veículos movidos à combustão da frota da Prefeitura por veículos elétricos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a substituição está prevista para ser feita até março de 2024.

O programa também prevê a troca de parte da frota de veículos do transporte público movidos à combustão por veículos elétricos. O programa também implantará na cidade 19 eletropostos para fazer o abastecimento de veículos movidos a energia elétrica.

Com o programa, a expectativa da Prefeitura é reduzir em 10% a taxa de iluminação pública em 2024, o que irá gerar uma economia de R$ 12 milhões por ano ao município. Uma das ações já concluídas pelo programa foi a implantação de iluminação em LED na cidade, controlado por um sistema inteligente de telegestão.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também