quarta-feira, 24 abril 2024

Mortes no trânsito caem 55% nas cidades da região

O número de mortes no trânsito na região teve uma queda de 55% em outubro deste mês em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados constam no Infosiga-SP, ferramenta informativa do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que divulga mensalmente o relatório com dados de acidentes no trânsito.

De acordo com o Infosiga, no mês de outubro, a região registrou 16 mortes, uma queda de 55% em comparação com o ano anterior.

As cidades de Campinas, Sumaré, Americana e Hortolândia diminuíram o número de mortos no trânsito. No entanto, Santa Bárbara d’Oeste aumentou o índice com vítimas fatais, de 1 para 4 pessoas mortas. Em Nova Odessa, não há informações sobre os acidentes esse ano. Em 2017, foram dois acidentes com mortes.

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste informa que o pequeno aumento pontual foi em decorrência de um único acidente envolvendo três vítimas. Ainda de acordo com o Infosiga, os homens são as principais vítimas de violência no trânsito.

Em nota, a prefeitura de Americana destacou que a Unidade de Transportes e Sistema Viário vem adotando diversas medidas e ações para redução do número de acidentes e de atropelamentos, tais como: campanhas de conscientização de trânsito, instalação de controle de velocidade eletrônico (radar), melhoria na sinalização viária, lombada eletrônica, instalação de placas de advertência, regulamentação da velocidade em diversas vias, fiscalização dos agentes de trânsito, entre outras.

Segundo o Major Takiuchi, de Americana, a Polícia Militar tem previsão no Código de Trânsito para atuar na fiscalização no trânsito. “Temos como fiscalizar para prevenir embriaguez ao volante, uso de celular ao volante e dirigir sem cinto de segurança”, informa.

Ainda de acordo com Takiuchi, a PM em Americana tem realizado intenso trabalho que implica uma redução nos casos de acidentes e mortes.

INFOSIGA
O principal objetivo da iniciativa, além de informar, é provocar mudanças tanto no âmbito das políticas públicas sob a responsabilidade dos municípios e do governo estadual, como da sociedade, que deve ser sensibilizada e conscientizada por meio de campanhas.

A base de dados do Infosiga, sistema de informações gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo, é uma plataforma da Polícia Civil, o RDO (Registro de Ocorrências). Esse sistema sintetiza todos os boletins de ocorrência gerados em todo o Estado.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também