quinta-feira, 19 junho 2025

MPT investiga irregularidades em multinacionais

3M do Brasil, de Sumaré, e Magneti Marelli, de Hortolândia, são alvos de inquérito por subnotificação 

INVESTIGAÇÃO | Promotoria apura problemas de ergonomia na Magneti Marelli (Foto: Reprodução)

O MPT (Ministério Público do Trabalho) de Campinas instaurou inquérito civil para investigar possível subnotificação de acidentes e doenças ocupacionais em duas empresas multinacionais da região, uma de Sumaré e outra de Hortolândia.

Um dos inquéritos apura a empresa 3M do Brasil, localizada na cidade de Sumaré. O procurador Paulo Crestana oficiou o Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas com pedido de informações sobre a existência desses casos. O Sindicato foi notificado pelo MPT para informar eventuais casos de acidentes de trabalho ou adoecimentos ocupacionais que não tenham sido comunicados através de emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) até 9 de setembro.

Está em curso também inquérito civil que investiga a Magneti Marelli, multinacional fabricante de peças automotivas de Hortolândia. O MPT apura problemas de ergonomia na fábrica, que poderiam ser a causa de lesões e doenças ocupacionais entre os empregados.

A Promotoria quer esclarecer possível subnotificação de CAT (ausência de afastamento por acidente ou doença ocupacional contraída no trabalho).

A assessoria de imprensa do MPT informou que o inquérito segue em andamento e “não há nada conclusivo” até o momento.

Procurada, a 3M do Brasil informou que “tem profundo comprometimento com a saúde e segurança dos seus colaboradores, cumprindo estritamente políticas da empresa nas áreas trabalhistas, ambientais, de segurança e saúde, bem como com todas as leis e regulamentações aplicáveis”. “A respeito do inquérito civil perante o Ministério Público do Trabalho de Campinas, referente ao tema subnotificação de acidentes e doenças ocupacionais, a empresa informa que já atendeu diligentemente a todos os questionamentos da autoridade até o momento e de igual forma seguirá colaborando com qualquer nova solicitação no âmbito do referido inquérito que segue em andamento”, disse a multinacional através de nota. 

A reportagem tentou contato com a empresa Magneti Marelli, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também