terça-feira, 28 maio 2024

Mutirão para renovação de CNH acontece em todas as unidades do Poupatempo, neste sábado

A iniciativa oferece mais de 11 mil vagas nas mais de 200 unidades em todo o Estado. No dia 25 de março, também haverá mutirão 

Foto: Divulgação

Neste sábado (18), em parceria com o Detran.SP, o Poupatempo realiza mais um mutirão de renovação de CNH. A iniciativa oferece mais de 11 mil vagas nas mais de 200 unidades do Poupatempo em todo o Estado. Muitos postos ainda disponibilizam vagas para o agendamento – que deve ser feito pelos canais eletrônicos do programa. No dia 25 de março, também haverá mutirão.

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Quem tem a habilitação válida em março deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento. A renovação também pode ser feita nos 30 dias que antecedem a validade.

Além disso, as CNHs vencidas em julho de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também precisam atualizar o documento até o final deste mês. O prazo máximo para regularização das CNHs vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano.

Agendamento obrigatório
O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e feito gratuitamente nos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para quem tem menos de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para aqueles com 70 anos ou mais. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

(Informações do Portal do Governo) 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também