A segunda etapa anual da campanha de desbaratização e desratização na rede de esgoto segue “a todo vapor” na cidade. Nesta semana, a ação contempla os bairros na região do Jardim Bela Vista e Condomínio Imigrantes.
A orientação é que os moradores tampem ralos, vedem as soleiras das portas, mantenham as latas de lixo fechadas e vedem as caixas de gordura com cimento.
De acordo com a coordenadora do Setor de Zoonoses da secretaria de Saúde, Paula Faciulli, a iniciativa “é um cuidado com a cidade”. “Por isso, duas vezes por ano repetimos a ação em toda a cidade em um calendário que atinge todos os bairros e condomínios”.
O processo é simples e não atrapalha a rotina dos moradores. “Tudo acontece normalmente enquanto as pessoas trabalham ou fazem suas atividades rotineiras do dia a dia. A fumaça não contamina e se dissipa facilmente”.
O objetivo é evitar a proliferação de baratas e ratos, mas a ação também ajuda a prevenir a infestação de escorpiões. “Previne a invasão de escorpiões cujo prato principal é a barata”, destacou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
O serviço tem apoio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pela água e esgoto do município.
De hoje a 26 de dezembro os bairros que receberão a ação são o Jardim São Francisco, Residencial Fibra, Santa Luiza 1 e 2, Nossa Senhora de Fátima, Triunfo e São Jorge.
De 27 de dezembro a 4 de janeiro, será a vez da Vila Azenha, Jardim Flórida e Fadel.
De 7 a 18 de janeiro, Jardim Eneides, Distrito Industrial, Marajoara, Novos Horizontes, Planalto, Mathilde Berzin, Parque Fabrício, Europa e Centro.