terça-feira, 18 junho 2024
AFRO-DESSA 2023

1ª edição do festival celebra a arte e a cultura negra da região

Em entrevista à Rede TODODIA, Silvia Aguiar comenta sobre a organização e expectativas do evento
Por
Isabela Braz
Foto: Wagner Max / Rede TodoDia

Nova Odessa recebe neste domingo (25), pela primeira vez, a Feira Cultural Afro-Dessa 2023. Criada pela promotora de eventos e funcionária pública do município Silvia Aguiar com apoio da Prefeitura de Nova Odessa, o evento busca fazer o encontro da música, da dança, da gastronomia e da beleza da cultura negra brasileira.

O encontro acontece no espaço de eventos da Feira Livre no Centro de Nova Odessa, na Rua Anchieta, ao lado da Escola Estadual Dr. João Thienne, das 12h às 20h.

A entrada será a doação de 1kg de alimento não-perecível em prol de famílias carentes do município. A organização ressalta que não será permitida a entrada com camisetas de times, torcidas de futebol ou de “quebradas”.

A musicalização do evento, agradará a diversos públicos: com gospel, trazendo o show do Grupo Ellos, de Limeira; hip hop com o Grupo Ressurreição, Carlão D’Us Dreads e MC Mvini; e samba, com o show do grupo Samba d’Aninha.

O evento também contará com apresentações de dança, com os Amigos da Capoeira e os Amigos do Flash Back – que relembram os clássicos do passado, havendo um “aulão” de passinhos, com Murilo Prado.

São 26 estandes, contando com bar, acarajé, crepe, pastel, pipoca gourmet e mais uma variedade de doces. Ainda terá venda de acessórios e itens de moda.

Segundo Silvia Aguiar, a organizadora que desde 2018 trabalha com eventos de cultura negra – com a criação do desfile Beleza Negra e a atuação no evento de consciência negra da cidade, a ExpoAfro – o evento é uma construção para mostrar que há diversas etnias dentro da cidade, entre elas, uma resistente, que é a cultura afro-brasileira.

“Hoje é a feira cultural, outro dia foi a beleza negra, e onde a gente puder estar entrando com a comunidade preta, é o que a gente vai estar tentando fazer”, completou Silvia

A produtora de eventos comenta que a expectativa é que o evento “vai estar bombando”, e destaca, “o trabalho que nós tínhamos que ter feito para divulgação, trazer os empreendedores e chamar a comunidade, nós fizemos. Todo mundo falando sobre o evento, todo mundo divulgando um evento, então eu acredito que vai ter um grande público”.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

Apesar de o evento ainda não ter acontecido, a organização comenta que já vem esquematizando as edições para o próximo ano, e pretende movimentar cada vez mais toda a cidade em eventos em prol da cultura negra.

Para próximos eventos, a organizadora lembra que o desfile Beleza Negra está já sendo programado e deve começar a realizar as inscrições na segunda quinzena de julho. O objetivo é que todos esses eventos não fiquem centralizados apenas em Nova Odessa e que sim, seja feito por toda a região

“A ideia é ocupar todos os espaços porque ele está aí. A gente só precisa ir buscando o nosso lugarzinho, porque o espaço está. É igual esse sol, ele não brilha só para mim, ele brilha para todo mundo”, finaliza Silvia Aguiar.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também