Durante a “força-tarefa” executada durante o último final de semana, dias 28 e 29 de setembro, as equipes do consórcio contratado pela Prefeitura de Nova Odessa para executar Programa “Nova Odessa Cidade Luz” substituíram mais 1.230 antigas luminárias de vapor de sódio por novas, modernas e econômicas unidades de LED, de luz branca.
O cronograma total da iniciativa alcançou assim a marca de 46,3% de execução. Serão trocadas todas as 8.700 unidades do atual parque de Iluminação Pública da cidade por unidades de LED, mais luminosas, econômicas, duráveis e ambientalmente sustentáveis.
A troca das antigas luminárias e lâmpadas de vapor de sódio, de cor amarelada, pelos novos equipamentos de LED continua acontecendo diariamente. Durante a semana, as equipes atuam inclusive durante a noite e madrugada, para minimizar o impacto no trânsito.
Além das mais importantes vias de ligação da cidade, com maior tráfego e presença de comércios e pedestres, o cronograma já “adentra” os maiores bairros de Nova Odessa. No final de semana, por exemplo, foi beneficiado todo o Jardim São Jorge, entre outros locais.
Nas avenidas, as antigas luminárias de sódio de 250W emitiam 32 lux de luminosidade. Já as novas luminárias de LED de 97W emitem 54 lux. Ou seja, com um consumo de apenas um terço das luminárias substituídas, as novas luminárias trazem uma eficiência 62% maior.
NOVO 0800 DE ATENDIMENTO
A Prefeitura também divulgou um novo telefone para a população comunicar a empresa contratada caso surja algum problema com as novas luminárias ou caso seja necessário algum reparo. O telefone gratuito do canal de atendimento é o 0800 600-1428. Já o WhatsApp Web do consórcio é o (11) 99694-2431.
Os consumidores que detectarem alguma ocorrência com as novas lâmpadas de luz branca devem ligar para o telefone gratuito e passar as informações solicitadas. Uma equipe de manutenção se deslocará então o mais rapidamente possível para o local indicado.
O PROGRAMA
Iniciado em junho deste ano, o Programa “Nova Odessa Cidade Luz” prevê R$ 32 milhões de investimentos através de um contrato de performance. A duração do programa é de 10 anos, durante os quais a manutenção do novo parque tecnológico vai correr por conta da empresa. O Programa prevê ainda a instalação de 1.300 novos pontos de iluminação.
Pelo sistema adotado pela Prefeitura para viabilizar o Programa “Nova Odessa Cidade Luz”, os custos da modernização do sistema de iluminação pública serão pagos em 10 anos através da economia na conta de luz com as novas luminárias, ou seja, sem custos adicionais para os cidadãos e sem a recriação da antiga (e extinta) CIP (Contribuição de Iluminação Pública).