domingo, 5 maio 2024

CREAS promoverá o Dia nacional de Combate ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Nova Odessa

As atividades serão ministradas por profissionais da OSC CRAMI (Centro Regional de Atenção aos Maus tratos na Infância) de Campinas

Por: Andressa Oliveira

Foto: Prefeitura Nova Odessa

A campanha Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece em Nova Odessa na próxima quinta-feira(18), das 9h às 12h.

Neste dia, serão promovidas três “Rodas de Conversa” no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Prefeitura – uma para as mães atendidas no local, a segunda para as crianças e adolescentes e a terceira para a própria equipe técnica da entidade.

As atividades serão ministradas por profissionais da OSC CRAMI (Centro Regional de Atenção aos Maus tratos na Infância) de Campinas, instituição que trabalha na atenção e proteção de famílias vítimas de violência doméstica.

Os preparativos para o “Maio Laranja” como um todo será promovida neste ano pelas equipes do CREAS, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da Rede Protetora do município de Nova Odessa.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Solange Paulon, está agendada para sexta-feira(19), mais uma etapa da formação e capacitação continuada e em rede, sobre o novo Fluxo de Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou testemunhas de Violência em Nova Odessa.
Neste dia, o encontro técnico acontecerá das 8h às 11h30.

“E, como última ação do ‘Maio Laranja’, estamos preparando, juntamente com as entidades e escolas de Nova Odessa, um momento com os jovens para falar sobre o tema”, completou Coordenadora.

O 18 de maio, por meio da Lei Federal nº 9.970 no ano 2000, foi oficializado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O abuso sexual contra criança ou adolescente é considerado todo ato de natureza erótica entre um adulto ou adolescente mais velho, contra uma criança ou adolescente, com ou sem ato físico ou uso de força.

Açoes Para a Campanha

As medidas irão incluir a afixação de faixas com informações sobre a luta do Combate ao Abuso sexual em locais de grande visibilidade no municipio como a fachada do Paço Municipal, na Avenida João Pessoa.

No último dia 24 de abril, foi realizado, no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, uma reunião com gestores e representantes de alunos e alunas das escolas municipais, estaduais e particulares de Nova Odessa e das entidades assistênciais da cidade.

O assunto foi o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a proteção às situações de violências.

Segundo a Coordenadora Solange, “A proposta foi refletir sobre o estatuto e agir sobre uma temática tão importante que é a Violência contra criança e adolescente. Foi falado sobre os tipos de violências, com ênfase no abuso sexual já preparando as crianças e jovens presentes para um encontro no mês de maio”, disse Solange.

Aconteceu outro encontro no ultimo dia 05 de maio sexta-feira, onde reuniu todos os órgãos e serviços que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, participaram de Formação em Rede referente ao Protocolo Municipal de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou Testemunhas de Violência de Nova Odessa no auditorio da Prefeitura .

A lider Solange deu detalhes sobre o que foi falado neste encontro “Neste dia muito se falou sobre o abuso sexual, a revelação, a escuta especializada, boletim de ocorrência, a revitimização que acaba sendo uma violência praticada, o atendimento da Saúde, o acompanhamento do CREAS, o atendimento da Saúde Mental e o trabalho do Conselho Tutelar”, completou Solange Paulon.

Em caso de Abuso Denuncie no Disque 100 .Ele funciona diariamente 24h, e nos finais de semana e feriados. As denúncias podem serem feitas anônimamente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também