No sábado à noite, as chamas atingiram uma área de 3 a 4 mil metros, mas a extensão exata ainda será calculada
Entre o final da tarde de sábado (21) e o início da madrugada do último domingo (22), um grupo formado por 20 profissionais e voluntários enfrentou e debelou um foco de incêndio no Viveiro Municipal do Recanto do Guarapari, em Nova Odessa. Ninguém se feriu.
O trabalho de rescaldo e “reviramento” do material queimado continuou ao longo do domingo e desta segunda-feira (23), agora conduzido pelas equipes da prefeitura e dos bombeiros voluntários, com caminhões-pipa e máquinas próprios.
No sábado à noite, as chamas atingiram uma área de 3 a 4 mil metros, mas a extensão exata ainda será calculada.
Não houve prejuízos financeiros, pois apenas restos de podas acumulados de anos anteriores foram queimados. Os imóveis próximos não chegaram a correr riscos.
A equipe que enfrentou e controlou as chamas no sábado era formada por integrantes da Defesa Civil Municipal, das bases de Santa Bárbara d’Oeste e de Americana do Corpo de Bombeiros do Estado, dos bombeiros civis voluntários e das secretarias de Obras e de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa.
“Obrigado a todos pelo empenho em controlar o fogo. O meio ambiente agradece, os animais e as pessoas também. Vocês evitaram uma tragédia maior”, agradeceu o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD).
No domingo e segunda, continuaram no local membros da Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente e voluntários.
A ação visa evitar o surgimento de um novo foco no local. Nesta segunda-feira à tarde, eram 12 profissionais envolvidos no trabalho de rescaldo. O depósito de restos de poda está temporariamente suspenso no local.
A Defesa Civil Municipal acredita que o foco começou fora da área cercada do Viveiro, por ação humana intencional, mas acabou se alastrando para dentro do espaço. As causas e responsabilidades serão apuradas.