O encontro acontece na próxima a próxima terça-feira (28), às 18h30, no auditório do Paço Municipal; O programa é aberto para toda a população
A iniciativa gratuita e multidisciplinar da Secretaria de Saúde de Nova Odessa, através do Programa “Respire Saúde”, continuam ainda com as inscrições abertas. Os interessados que desejam largar do vício do cigarro terão a oportunidade de participar de um novo grupo, que deveria ter iniciado o atendimento na última terça-feira (14/02), mas, por causa das chuvas, muitas pessoas faltaram.
Desta forma, novos participantes serão aceitos até a terceira reunião, prevista para 07 de março. Os encontros são realizados todas às terças-feiras, às 18h30, no auditório do Paço Municipal.
A coordenadora do grupo há 7 anos e dentista Patrícia Faciulli explicou que os candidatos devem deixar o nome e telefone para contato na recepção de uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede Municipal de Saúde, para que depois a coordenação do programa entre em contato. Além, da possibilidade de ir direto no saguão do Paço Municipal no próximo encontro, que será a próxima a próxima terça-feira (28) deste mês, às 18h30. O programa é aberto para toda a população.
“Nós, como profissionais da Saúde, estamos aqui para ajudar as pessoas a vencer a dependência da nicotina e promover saúde e qualidade de vida. É uma satisfação muito grande quando nosso objetivo é alcançado”, disse a dentista Adriana Denadai Sgarzi Batista – que é uma das coordenadoras e responsáveis por promover a qualidade de vida para centenas de ex-fumantes da cidade por meio do projeto.
De acordo com a coordenação do programa, o “Respire Saúde” registra uma média de 65% de resultados positivos entre os participantes que lutam contra o vício do tabagismo. Durante os encontros são apresentados os problemas que o cigarro causa nos fumantes com o passar dos anos, entre eles: riscos pulmonares, cardiovasculares e até mesmos bucais.
O programa que já existe há mais de 10 anos no munícipio, tem duração de quatro meses e promove ações por meio de reuniões, palestras e consultas com a equipe de enfermagem e dentistas da Rede Municipal de Saúde.