quinta-feira, 18 abril 2024

Nova Odessa assina convênio para base do Corpo de Bombeiros

Acordo abre caminho para efetivar a construção já para 2022  

Nova Odessa | Cidade encaminha base de bombeiros (Foto: Divulgação)

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), assinou na quarta-feira (17) o convênio para a instalação de uma Base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar na cidade, possivelmente já em 2022.

A assinatura aconteceu no gabinete, na presença do comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, coronel Harley Washington Ferreira, e do chefe municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.

“Hoje é um dia histórico para Nova Odessa. Com a lei aprovada (na Câmara) e o convênio assinado, estamos sinalizando ao estado que queremos essa parceria, garantindo a ‘reserva’ das viaturas e bombeiros já para o planejamento da corporação de 2022. Temos aqui os bombeiros civis (voluntários), que nos ajudam bastante, e agora, com a união do bombeiro civil com o bombeiro militar, trabalhando em conjunto, vamos ter condições de ajudar ainda mais a nossa população, beneficiando também os empresários”, afirmou o prefeito.

Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

A nova base do Corpo de Bombeiros vai ser construída pela prefeitura em um terreno municipal de 4 mil metros, situado na Avenida João Pessoa, no Bosque dos Cedros, próxima ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta.

O prefeito recebeu recentemente a confirmação de que o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) está intermediando, junto ao governo do estado, um recurso de R$ 1,5 milhão para auxiliar na construção do novo “Complexo de Segurança” da João Pessoa. Além da base do Corpo de Bombeiros da PM, o local (ainda a ser desafetado para esta finalidade) também deve receber, no futuro, as sedes da Guarda Civil e da Defesa Civil.

O convênio, já assinado pelo coronel Harley, segue agora para coleta de assinaturas do comandante geral da PM, coronel Fernando Alencar Medeiros, e do secretário de Segurança Pública do estado, general João Camilo Pires de Campos, para formalizar o convênio – o que deve acontecer nos próximos dias.

“Agora, com este convênio assinado, faremos a reserva do efetivo, das viaturas e dos equipamentos já para o planejamento de 2022 do Corpo de Bombeiros do Estado, então é possível que a inauguração da nova base em Nova Odessa aconteça durante o próximo exercício (ano)”, salientou o comandante do 16º Grupamento. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também