Sistema disponível na internet, ainda em fase experimental, ajuda a indicar a data para segunda ou terceira doses da vacinação contra Covid-19 na cidade
Para facilitar a vida dos cidadãos e sanar dúvidas em relação aos prazos e datas entre a primeira e a segunda dose das vacinas contra a Covid-19, bem como o prazo para a terceira dose de quem já pode tomar o reforço, a Prefeitura de Nova Odessa anunciou nesta quiinta-feira uma “Calculadora de Dose” na internet.
Desenvolvida pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e da Diretoria de Comunicação da prefeitura, e ainda em fase experimental, a ferramenta online está disponível em http://vacina.novaodessa.sp.gov.br/.
Com a ferramenta, basta inserir a data em que a pessoa tomou a primeira dose ou a dose de reforço (“D2”) e selecionar o grupo etário (adultos ou adolescentes), bem como o laboratório da vacina.
O sistema calcula a data de retorno a partir da qual a pessoa pode procurar o sstema de saúde para tomar a “D2” ou a dose de reforço.
Por exemplo, a “D2” da fabricante Pfizer pode ser tomada 21 dias após a dose inicial, e a dose de reforço da CoronaVac (neste caso, chamada de “D3”), a partir de quatro meses da “D2”.
PLANTÕES DA VACINA AOS SÁBADOS
Além disso, visando incentivar a população a completar o esquema vacinal contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde da prefeitura realiza nos próximos dois sábados (11 e 18 de dezembro) mutirões consecutivos da campanha de imunização.
Os plantões acontecem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro e do Jardim Alvorada, das 7h às 12h.