sábado, 14 setembro 2024
PROTEÇÃO E CUIDADO

Novo Bem-Estar Animal realizou 142 atendimentos na 1ª semana em Nova Odessa

Incluindo consultas, exames laboratoriais, aplicações de medicações e outros procedimentos
Por
Redação
Foto: Divulgação

Apenas na primeira semana de funcionamento, a partir de 29 de julho, o novo DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Nova Odessa realizou 142 atendimentos gratuitos a pets de famílias carentes da cidade, incluindo consultas, exames laboratoriais, aplicações de medicações e outros procedimentos.

De acordo com a médica veterinária e responsável pelo órgão, Paula Faciulli, “na primeira semana, foram realizadas 42 consultas, 47 medicações, um curativo, 2 fluidoterapias, uma castração, um procedimento anestésico, 3 sedações e 45 exames laboratoriais, incluindo hemogramas e bioquímicos, que remetem a exames de função hepática e função renal”.

Para o primeiro tutor a levar seu pet para o DBEA, Eduardo Henrique de Souza, tanto a equipe quanto a estrutura do prédio estão totalmente preparados para receber e solucionar os problemas.

“Fui tratado com muita atenção. A estrutura do prédio está preparada e os veterinários estão muito dispostos a cuidar dos animais. É uma experiência muito bacana pois o prédio vai atender pessoas de baixa renda e que não têm condições de arcar com as despesas de uma clínica particular. A ideia da Prefeitura é excelente em ajudar os animais”, declarou.

Para a médica veterinária e coordenadora do Bem-Estar Animal, Mariana Pereira, tem sido uma “experiência gratificante” trabalhar no programa. “Durante a primeira semana de atendimento, tivemos a oportunidade de contribuir significativamente para a saúde dos animais da comunidade. Ver a alegria dos tutores e a recuperação dos animais atendidos reforçou nosso compromisso com a profissão e com a causa do bem-estar animal. Participar desse projeto está sendo uma honra e uma satisfação imensa”, relatou.

Já para a médica veterinária Kelly Pereira, que realiza o atendimento clínico dos animais, o sentimento é de gratidão. “Nesta semana, pudemos ver o quão importante fomos para muitas famílias que aguardavam por esta ajuda. Fizemos vários atendimentos, exames, receitas de medicamentos para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes que necessitavam de ajuda. Esperamos que essa procura cresça cada dia mais, como vem acontecendo e que cada atendimento seja feito com muito carinho e amor”, contou.

COMO FUNCIONA

São atendidos exclusivamente pets de famílias de Nova Odessa de baixa renda, inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de cães e gatos comunitários (“de rua”), animais abrigados pela AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) e aqueles sob responsabilidade de cuidadores voluntários.

Também são atendidos, de forma emergencial, animais comunitários acidentados em vias públicas. O atendimento acontece nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Bem-Estar Animal está localizado na Avenida Brasil, altura do Parque Fabrício. Não há “internação”, ou seja, os animais não poderão permanecer no local de um dia para o outro.

Os interessados devem apresentar documentos pessoais com foto (CPF e RG ou CNH), comprovante de residência em Nova Odessa recente e no próprio nome, Cartão +Saúde de Nova Odessa e a “Folha Resumo” da família com as informações do CadÚnido (Cadastro Único Federal), que pode ser obtida na Diretoria de Gestão Social do Município.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também