terça-feira, 23 abril 2024

Pelé acompanha lançamento de parceria entre Consimares e Ambipar para fomentar cooperativas de reciclagem

Formalização de acordo aconteceu no Dia Mundial da Reciclagem

Por Nayara Lourenço

Foto: Divulgação

O vereador de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, conhecido como Pelé, presidente do Conselho Fiscal do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), participou nessa quarta-feira (17), do lançamento do Programa ‘Recicla Junto Consimares – União no Descarte Inteligente de Resíduos’.

A ação ocorreu no Dia Mundial da Reciclagem e teve a assinatura do acordo de cooperação técnica para concretizar a parceria com o ‘Projeto Soluções Ambipar Viraser’, além da inauguração da composteira do projeto piloto ‘Composta Nova Odessa’.

“Acredito que o futuro na questão ambiental passa pela reciclagem nas suas mais variadas formas. O incentivo e a capacitação dos recicladores são ferramentas importantes para que os resíduos possam ser utilizados como fonte de emprego e renda para quem mais precisa. Da mesma forma, iniciativas em larga escala, como o projeto de compostagem desenvolvido em parceria com a Coden, são essenciais para reduzir a poluição e a utilização de agrotóxicos”, disse Pelé.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Nova Odessa e contou com a participação de técnicos ambientais, prefeitos e vereadores da região. A parceria com o projeto Ambipar pretende ajudar os municípios da região na fomentação e gestão de cooperativas de reciclagem. Para formalizar a parceria com o presidente do Consimares, Mauricio Baroni, estiveram presentes a Ceo da Ambipar, Cristina Andriotti, a diretora de Relações Institucionais da Ambipar/Viraser, Maíra Pereira, e Geraldo Virgínio, responsável pelo setor de Relacionamento Governamental da Ambipar/Viraser.

O Composta Nova Odessa é um projeto de compostagem que visa reaproveitar resíduos orgânicos e transformar esses detritos em adubo. A composteira está localizada em um terreno da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). A ideia do Consimares é levar o projeto para outras cidades interessadas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também