quarta-feira, 4 dezembro 2024

Prefeitura inaugura sistema de geração de energia solar em duas Unidades Básicas de Saúde

Em parceria com a UTE Paulínia Verde, os kits fotovoltaicos foram instalados na UBS cinco e sete

Por: João Victor Viana

Foto: João Victor Viana/Rede TODODIA

A prefeitura de Nova Odessa inaugurou nesta sexta-feira (19), o novo sistema de geração de energia fotovoltaica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) cinco e sete. A cerimônia de inauguração aconteceu na sétima UBS, localizada no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, e contou com a participação de autoridades municipais e gestores da operação.

A instalação do sistema foi uma parceria realizada pela Prefeitura Municipal de Nova Odessa e a Usina Termelétrica (UTE) Paulínia Verde. Sendo que, para os cofres do munícipio, o custo foi zero.

O servidor da prefeitura que acompanhou as instalações, Emerson Padela, relatou que, com os painéis de energia solar, a prefeitura espera produzir 1600 Quilowatt-hora por mês na UBS 7, economizando em torno de R$1700. Enquanto na UBS 5, a projeção é gerar de 1800 a 2000 Quilowatt-hora. “Estamos dando um grande passo para a autossustentabilidade na geração de energia”, enfatizou o engenheiro.

Christian Schock, diretor operacional da UTE Paulínia Verde, ressaltou que a empresa prioriza participar ativamente da sociedade, por isso a importância dessa cooperação. “Estamos contentes de contribuir não só com a economia do município, mas também com uma geração de energia renovável”, relatou.

A iniciativa tem o objetivo de implantar sustentabilidade na geração de energia, causando menos danos ao meio ambiente, além da economia financeira para o setor público.

O prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho, conduziu a maior parte da cerimônia e se mostrou muito satisfeito com a finalização desse projeto. “No meu governo, nós queremos preservar o meio ambiente e trazer uma energia limpa para Nova Odessa”. O mandatário ainda ressaltou que o projeto não para por aqui. “Iremos fazer um cronograma para instalar sistemas de energia fotovoltaicas em todas as UBSs. Teremos uma economia muito grande a longo prazo”.

A ação da prefeitura em prol dessa meta começou em novembro de 2022, quando, junto da CPFL, foram instalados 295 painéis solares no Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia. Segundo Leitinho, depois do setor de saúde, o desejo é a realização nas escolas.

O sistema na prática
A UTE Paulínia Verde disponibilizou para Nova Odessa a doação e instalação de sistemas fotovoltaicos para a geração de energia solar em duas Unidades Básicas de Saúde.

A parte operacional do projeto ficou a cargo da Holu, sendo responsável pela compra e instalação do kit fotovoltaico, e também do pedido de homologação junto a CPFL.

O coordenador operacional da Holu, Michel Fernandes, garante a boa funcionalidade do sistema de energia solar mesmo em estações do ano menos ensolaradas. “O sistema é dimensionado para gerar mais no verão, suprindo a eventual diminuição no inverno”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também