Vereador afirma que secretário o chamou para briga durante sessão em Nova Odessa
André Faganello diz que episódio ocorreu após críticas ao veto de projeto que prevê aparelho para monitorar a glicemia
O vereador André Faganello (Podemos) afirma que um secretário municipal o chamou para uma briga durante o intervalo da sessão ordinária da Câmara de Nova Odessa. Segundo o parlamentar, o episódio ocorreu após críticas feitas por ele ao veto de um projeto de lei de sua autoria.
Faganello relata que cumprimentava munícipes quando foi abordado pelo secretário, que teria tirado o paletó e o chamado para resolver a situação. O vereador relaciona o episódio às críticas ao veto do projeto que prevê o fornecimento do aparelho FreeStyle Libre, ou de equipamento similar, para o monitoramento contínuo da glicemia de pacientes diabéticos atendidos pelo SUS no município. “Estou me sentindo acuado por um secretário. Durante o intervalo da sessão, eu fui cumprimentar munícipes, quando ele me abordou perguntando se eu quero resolver, ele tira o paletó e quer me agredir. Na verdade, ele me chamou para briga, porque nem homem ele é para me agredir”, disse Faganello.
Vereadores divergem sobre o caso
O primeiro parlamentar a se solidarizar com Faganello foi Elvis Pelé (PL). Durante os debates, ele afirmou que situações como a relatada pelo colega não poderiam ocorrer no ambiente do Legislativo. “Não pode um secretário municipal vir aqui e querer xingar o vereador e querer partir para agressão, isso é inadmissível”, destacou Elvis Pelé.
A vereadora Márcia Rebesquini (União Brasil), integrante da base do prefeito, apresentou outra versão sobre o caso. Segundo ela, Faganello teria ofendido verbalmente o secretário durante a discussão. “Realmente é lamentável o que aconteceu aqui hoje, o respeito tem que ser mútuo, e eu vi muito bem quando você se direcionou a ele e o chamou de bosta”, afirmou Márcia.
Paulinho Bichof (Podemos) também demonstrou indignação com o ocorrido e com o posicionamento da vereadora. Ele defendeu a importância da tribuna livre e do direito de os parlamentares se manifestarem durante as sessões. O líder de governo, Marcelo Maito (União Brasil), também se pronunciou e destacou a necessidade de respeito durante os debates realizados no Legislativo.
Projeto aprovado
Além da discussão envolvendo Faganello, apenas um projeto de lei foi aprovado durante a sessão. De autoria do vereador Elvis Pelé, a proposta determina a elaboração e a publicação de dados estatísticos sobre violações de direitos de crianças e adolescentes no município de Nova Odessa. O texto foi aprovado pelos vereadores.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Câmara aprova contas de Nova Odessa após parecer contrário do TCE-SP
Tribunal apontou déficit orçamentário de 7,89%, falhas contábeis e problemas na Educação; três vereadores votaram contra a aprovação
MP aponta fraude em medições de obra de creche em Nova Odessa e prejuízo de R$ 982 mil
Ação de improbidade cita ex-secretários, engenheiros e construtora; denúncia foi apresentada pelo vereador André Faganello, do Podemos
Entenda o andamento da investigação sobre eventual corrupção na Prefeitura de Nova Odessa
Investigação envolve suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em contratos na área da saúde




