sábado, 20 julho 2024
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Novo CTVP e Oficina de Costura e Fraldas serão inaugurados nesta terça-feira (26)

Voltado à capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho e geração de emprego e renda para famílias em situação vulnerável da cidade
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) irá inaugurar o Novo CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) e Oficina de Costura e Fraldas da Prefeitura de Nova Odessa, nesta terça-feira (25). O novo prédio foi instalado e construído a título de contrapartida, pela Urba MRV. O projeto será “pilotado” pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social.

Trata-se da retomada de um programa municipal de muito sucesso que já existiu entre os anos 1990 e 2000, de caráter social e voltado à capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho e geração de emprego e renda para famílias em situação vulnerável da cidade. O antigo CTVP formou centenas de profissionais e até os anos 2010, se instalava onde hoje é a Secretaria Municipal de Saúde, a Farmácia Central e o Setor de Alimentação Escolar, atrás da Prefeitura.

A pedra fundamental do novo barracão, localizado na Rua Flamboyant, no Jardim Capuava, havia sido lançada pelo prefeito Leitinho em agosto de 2022. No futuro, outros cursos profissionalizantes podem ser oferecidos pela Prefeitura no mesmo local, além da capacitação inicial em Corte e Costura, atendendo a uma demanda permanente de empresas da cidade e da região por profissionais da área.

O novo prédio tem 500 metros quadrados de área construída e foi viabilizado pela atual gestão municipal, através de uma parceria com a iniciativa privada. Ele foi construído pela Urba MRV como contrapartida ao município pela reaprovação, em 2021, do empreendimento habitacional e comercial Vila América. A Urba investe aproximadamente R$36 milhões em Nova Odessa.

Além do prédio com toda a infraestrutura e instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o funcionamento da oficina, a empresa também entregou ao município 17 máquinas de costura industriais, 10 máquinas para a fabricação de fraldas e matéria-prima para treinamento e primeiras produções, além de já ter feito, em 2021 e 2022, a doação de uma escavadeira hidráulica e de 60 equipamentos de ar-condicionado, totalizando cerca de R$ 3 milhões em contrapartidas.

“É uma importante contrapartida da Urba MRV. Aqui, vamos capacitar os nossos cidadãos que são atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que vão ter uma nova profissão, gerando renda para a parcela mais carente da nossa comunidade – principalmente aquelas mulheres arrimo de família que muitas vezes são a única fonte de sustento da casa. Eu amo Nova Odessa, luto pelo desenvolvimento da nossa cidade e quero o melhor para a nossa população”, comentou o prefeito Leitinho recentemente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também