sexta-feira, 19 abril 2024

Número de homicídios cai quase pela metade em seis cidades

O número de registros de homicídios caiu quase pela metade em seis cidades da região, de janeiro a novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018. Segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, houve redução deste tipo de crime nas seis cidades consultadas pelo TODODIA – Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Juntos, esses municípios tiveram, de janeiro até novembro último, 44 registros de homicídio, com 48 vítimas. No mesmo período do ano passado, foram 76 registros desse tipo de crime, com 81 vítimas – uma redução de 42%. A diferença entre os crimes registrados e o número de vítimas se explica pelos registros de homicídio com duas ou mais vítimas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O maior índice de redução (-60%) ficou com Nova Odessa, que teve cinco homicídios em 2018 e dois neste ano, sempre na comparação de janeiro a novembro. Já Hortolândia reduziu de 21 para 10 (-52,3%); Sumaré foi de 26 para 14 (-46,1%); Santa Bárbara d’Oeste, de 12 para sete (-41,6%); Paulínia, de três para dois (-33,3%) e Americana, de nove para oito (-11,1%).

Maior índice de redução do crime foi em Nova Odessa, com 60%

LATROCÍNIO

De acordo com a secretaria, esses números não incluem as vítimas assassinadas eventualmente por ladrões durante roubo. O chamado latrocínio, que é o assassinato cometido durante um roubo, tem estatística à parte e esse tipo de crime também caiu nas seis cidades, na comparação de janeiro a novembro dos dois últimos anos. Foram seis casos em 2018 e quatro neste ano, uma redução de 33,3%. Neste ano, a cidade de Hortolândia foi a única, entre as seis cidades a apresentar aumento em casos de roubos seguidos de morte. Foram três casos, de janeiro a novembro últimos, contra um caso no mesmo período de 2018.

SEM CASOS

Quatro das cidades não registraram latrocínios de janeiro a novembro últimos, sendo que três delas – Paulínia, Santa Bárbara e Sumaré – reduziram o número desse tipo de crime. Paulínia teve dois casos de latrocínio no mesmo período de 2018, enquanto que Santa Bárbara e Sumaré tiveram um caso cada uma, no ano passado. Nova Odessa não registrou latrocínio nos últimos 23 meses. Americana teve um registro de roubo seguido de morte, tanto de janeiro a novembro de 2018 quanto no mesmo período deste ano.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também