terça-feira, 25 junho 2024
UNIVERSIDADE

O número de inscritos no Vestibular Unicamp 2024 cresce 5%

Dentre os cursos mais procurados no Vestibular Unicamp 2024, destacam-se a demanda por carreiras da área da Computação
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou o número de candidatos para o Vestibular 2024, que teve o crescimento de 5%, em comparação ao ano passado. Estão inscritos 64.705 estudantes, que disputam 2.537 vagas para 69 cursos de graduação. No ano passado, foram registrados 61.626 candidatos-vaga por curso, e em 2022, 63.301 candidatos-vaga por curso.

Neste ano, 13,7 mil estudantes fizeram a inscrição automática para a modalidade Enem-Unicamp, disponibilizada no formulário do vestibular. O número representa uma adesão de 84% dos candidatos com o perfil para fazer a escolha (estudantes de escola pública). O percentual é um pouco maior do que os 82% registrados no ano passado, quando a possibilidade foi oferecida pela primeira vez.

Os cursos mais procurados no Vestibular Unicamp 2024, destacam a demanda por carreiras da área da Computação com três cursos entre os 10 mais procurados do Vestibular: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As 10 profissões mais procuradas no Vestibular 2024 são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Engenharia da Computação; Comunicação Social – Midialogia; Farmácia; História; Ciências Econômicas (Integral e Noturno); e Enfermagem.

“Um dado relevante é que o crescimento de inscritos não se refletiu no curso de Medicina, mas os 5% de aumento se distribuíram em outros cursos. A demanda pelo curso de Ciência da Computação, que mais uma vez cresceu, é um termômetro do prestígio da Unicamp nessas carreiras da área da Computação”, disse o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Mais um dado que chamou atenção foi o aumento da demanda de candidatos de outros estados do país. A Comvest registrou o aumento no número de inscritos de quase todas as capitais em que as provas do Vestibular é aplicada, principalmente Fortaleza e Salvador, na qual o crescimento foi de 36% e 24% respectivamente. Apenas em Curitiba houve a queda de candidatos, de 792 indo para 583 este ano.

José Alves avaliou a queda em Curitiba e afirmou que “pode estar relacionada com o fato de uma importante universidade pública do Paraná, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizar a prova na mesma data da Unicamp”, disse.

O diretor avaliou como acertada a novidade de substituir, neste ano, a cidade de Santa Bárbara D’Oeste por Americana. “A decisão de aplicar a prova em Americana se mostrou acertada ao analisarmos o número de 1.344 inscritos, que foi bem superior à demanda que havia na cidade anterior, Santa Bárbara D’ Oeste, com 847 candidatos no ano passado. Isso mostra que ficamos mais próximos dos candidatos daquela região”, disse José Alves.

Inclusão
O percentual de candidatos isentos da taxa de 12,3% subiu para 13,7% do total de inscritos. Foram registrados 20,5% de candidatos autodeclarados pretos e pardos, contra 19,6% no ano anterior. O percentual de optantes pelas cotas foi de 12,2% contra 11,1% no vestibular passado. Já o percentual de estudantes oriundos de escolas públicas foi de 30,7%, um pouco superior aos 30,2% da edição passada.

Provas
No dia 29 de outubro de 2023 será realizada a primeira fase do Vestibular Unicamp 2024. Os locais de prova serão divulgados no dia 17 de outubro, através da página do Vestibular 2024. E a segunda fase será nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.

Os candidatos aos cursos de Música devem enviar os vídeos das provas de Habilidades Específicas até o dia 29 de setembro. E para os demais cursos que exigem provas específicas, como o curso de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro.

Cidades
A primeira fase será aplicada em 31 cidades no estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Calendário Vestibular Unicamp 2024
Prova de Habilidades Específicas – Música
18 a 29/9/2023

Divulgação dos locais de prova da 1ª fase
17/10/2023

1ª fase
29/10/2023

2ª fase
3 e 4/12/2023

Provas de Habilidades Específicas
7 a 9/12/2023

Divulgação da primeira chamada
29/1/2024

Matrícula online da primeira chamada
30 e 31/1/24

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também