terça-feira, 20 fevereiro 2024
ACOLHIMENTO

O que fazer quando encontrar uma pessoa em situação de rua em Americana?

Prefeitura reforça orientações sobre atendimento na cidade, principalmente neste período de frio
Por
Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

A Prefeitura de Americana conta com ações contínuas e programas de atenção para as pessoas em situação de rua na cidade, principalmente neste período de baixas temperaturas. “Quem encontrar alguma pessoa em situação de rua, pode acionar o Seas ou encaminhar para que ela busque o serviço na Rodoviária ou na Casa de Passagem. Americana é uma cidade solidária e preocupada com a população em situação de rua”, explica Juliani Hellen Munhoz Fernandes, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Americana.

O Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social) teve sua equipe e estrutura ampliadas recentemente. O trabalho é realizado de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h, no atendimento e busca ativa de abordagem social da população em situação de rua, com o apoio inclusive ao recâmbio para a cidade de referência. A população pode acionar o serviço pelos telefones: (19) 9 9100-6811 (Whatsapp) ou (19) 3478-2406, e entre 20h e 8h, pelo telefone 153 da Gama (Guarda Municipal de Americana).

O Serviço de Acolhimento Institucional em Casa de Passagem, implantado em 2023, conta com 50 vagas continuadas e realiza o acolhimento do público para pernoite e como meio de transição para a saída das ruas. Funciona de segunda-feira a domingo, das 18h às 8h, com oferta de banho, roupa, alimentação, atividades e pernoite.

A Casa de Passagem, que fica na Rua Carlos Gomes, 155, na região central, ampliou neste período de baixas temperaturas a capacidade de atendimento, com a oferta de mais 50 vagas a partir de convênio firmado com o Governo do Estado de SP.

Além disso, o município oferece o Serviço de Acolhimento Institucional em Abrigo, com 68 vagas continuadas, realizando o acolhimento de público que decide pela saída das ruas, ofertando moradia provisória, incluindo alimentação, roupas, higiene, atividades, cursos de qualificação, apoio para inserção no mercado de trabalho e apoio psicossocial para reinserção social. Em ambos serviços de acolhimento, os animais de estimação da população em situação de rua também são acolhidos, de acordo com as regras de cada um.

A Secretaria de Assistência Social trabalha ainda em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, por meio da Campanha do Agasalho, redistribuindo as doações para os serviços e organizações parceiras que atendem essa população.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também