sexta-feira, 17 maio 2024

Omar inaugura reservatório de água

O prefeito de Americana, Omar Najar, entregou na tarde desta quinta-feira (10), no São Roque, o primeiro dos quatro tanques supermodernos de armazenamento de água que devem ser inaugurados até o final de outubro.

Com as novas estruturas, em aço vitrificado e dotados de tecnologia de ponta, a cidade vai aumentar em quase dez milhões de litros a água reservada para o abastecimento público.

O tanque inaugurado ontem é o menor deles. Tem capacidade para armazenar um milhão de litros, e começa a funcionar em um espaço onde já funcionam outros três tanques de concreto, um elevado e dois apoiados. A proposta da prefeitura é acabar de vez com a falta d’água nas torneiras de bairros de uma região onde vivem 60 mil habitantes.

“A região cresce sem parar, e a população não pode mais sofrer com as torneiras secas”, disse o prefeito.

Ele afirmou, ao microfone, que os investimentos em saneamento foram prioritários em seu governo, e que eles devem continuar na pauta do seu sucessor. “Vamos deixar o setor estruturado, com serviços funcionando”, prometeu.

Os outros três tanques em aço vitrificado serão inaugurados no Jardim Brasil, nas Chácaras Letônia e no São Luís. Serão estruturas maiores, cada um com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros d’água. Juntos, os quatro reservatórios recebem investimentos da ordem de R$ 9 milhões. Os recursos são todos do caixa do próprio DAE (Departamento de Água e Esgoto).

CAPACIDADE

O superintendente do departamento, Carlos César Goimenes Záppia, informou que, antes dos novos tanques, todos os 14 centros de reservação da cidade tinham capacidade para armazenar 28 milhões de litros d’água. “Só com o Omar, serão mais 10 milhões”, disse.    “Nunca um único governo investiu tanto no setor”.

AÇÕES

Apesar do evento festivo no São Roque, tanto Omar quanto Záppia afirmaram que o saneamento precisa de mais investimentos, como a troca das tubulações antiquíssimas (algumas com mais de meio século de uso), a reforma da ETE Carioba, a adequação da coleta de resíduos que serão tratados na ETE Balsa e a instalação da nova estação elevatória da ETE Praia Azul.

Também cabe ao sucessor de Omar a execução de um projeto essencial, já aprovado: a instalação de reservatórios para mais 10 milhões de litros em uma gleba anexa à estação de tratamento água nos altos da Cordenounsi.

“É como alertava o meu pai, o ex-prefeito Abdo Najar: se o povo não se mexesse, ia faltar água em Americana”, afirmou o prefeito.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também