sexta-feira, 14 junho 2024

Paradeiro de suposta onça ainda é mistério

Uma pegada identificada ontem pela manhã no Jardim Botânico Prefeito Carroll Meneguell, em Americana, pode fornecer mais pistas sobre a suposta presença de uma onça-parda em liberdade no local.

Dois frequentadores do espaço de lazer relataram ter visto um animal com características similares a um felino de grande porte na noite da última terça-feira, mas até o final da noite de ontem o animal não havia sido localizado.

O fato levou a Prefeitura de Americana a fechar na quarta o Jardim Botânico às 17h, e não às 21h, como de praxe – já que se trata de uma espécie de hábitos noturnos. O encerramento das atividades mais cedo foi repetido ontem e estendido também ao Parque Ecológico Cid Almeida Franco.

A pegada foi encontrada ontem (15) em área próxima ao parque por uma das biólogas da Administração, que fotografou e enviou a imagem ao Cenap/ICMBio (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), órgão competente para o atendimento de ocorrências desta natureza.

O administrador do Parque Ecológico, João Carlos Tancredi, explicou que a fotografia será analisada para a possível identificação da onça no espaço.

O animal teria saltado o alambrado para entrar no Jaridm Botânico e, segundo Tancredi, existe o risco de que ela faça o mesmo para entrar no Parque Ecológico em busca de alimento. No entanto, nenhuma pegada foi identificada do outro lado da cerca – o que afasta esta possibilidade até o momento.

SEGURANÇA
A Secretaria de Cultura e Turismo montou um verdadeiro esquema de segurança para manter a situação sob controle.

O monitoramento sobre a possível presença d a onça-parda no Jardim Botânico continua e agora inclui o destacamento de uma equipe de biólogos de plantão, além de uma armadilha fotográfica para captar qualquer movimento suspeito.

A sessão pública do OMA (Observatório Municipal de Americana), que aconteceria hoje à noite, também foi suspensa para a realização de monitoramento. A ideia é evitar riscos aos visitantes.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também