domingo, 19 maio 2024
CAPACITAÇÃO

PAT de Americana inicia oficinas para ajudar trabalhadores a aproveitar oportunidades no mercado de trabalho

Intitulada “Emprega-me: construindo o sucesso profissional", as oficinas precisam de inscrição serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 10h às 14h
Por
João Victor Viana
Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

Na próxima quarta-feira (8), das 10h às 14h, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Americana dará início as oficinas “Emprega-me: construindo o sucesso profissional”, no qual o objetivo é capacitar os trabalhadores para aumentar suas chances no mercado de trabalho.

A iniciativa é oriunda de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a FAM (Faculdade de Americana). As oficinas vão abordar temas como realocação profissional e preparação para entrevistas de emprego.

Cris Correia, coordenadora de Psicologia da FAM, destacou que “as oficinas proporcionam um espaço com possibilidades de esclarecer dúvidas sobre o mundo do trabalho, construir um currículo de acordo com a vaga que o candidato busca, amenizando possíveis ansiedades”.

O programa é direcionado para trabalhadores que procuram recolocação no mercado, incluindo jovens em busca do primeiro emprego, pessoas que desejam mudar de área ou aqueles que estão retornando às atividades profissionais. As instruções serão adequadas para diferentes níveis de experiência e setores de atuação.

“Qualquer pessoa pode participar desse projeto. O conteúdo programático é excelente, e os participantes sairão do treinamento muito mais preparados para disputar uma vaga no mercado de trabalho”, garantiu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

As oficinas serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 10h às 14h. Para efetuar a inscrição, os interessados devem ligar para o PAT, no número (19) 3461-0289. A unidade pública está localizada na Rua Anhanguera, nº 40 – Centro, em frente ao Mercado Municipal.

Veja as atividades que compõem o programa:

  • Autoconhecimento e identificação de competências, com atividades interativas para reflexão sobre habilidades, interesses e valores;
  • Elaboração de currículo e carta de apresentação, com orientações sobre estrutura, conteúdo e formatação de currículos;
  • Workshop prático para desenvolvimento e revisão de documentos;
  • Técnicas de entrevista, com treinamento sobre diferentes tipos de entrevistas e perguntas frequentes;
  • Role-playing (dramatização) para prática de respostas e comportamento em entrevistas;
  • Marketing pessoal, com dicas para construir e manter uma imagem profissional positiva;
  • Estratégias para comunicação eficaz e gestão de impressões;
  • Planejamento de carreira: métodos para estabelecer metas de carreira a curto e longo prazo.
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