domingo, 15 junho 2025

Empresa abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários

A ideia é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades em que a construtora está instalada 

O canteiro de obras da empresa HM Engenharia em Paulínia (SP)  ganhou uma sala de aula. Três vezes por semana, 13 profissionais da empresa têm aulas com aulas de matemática, português, finanças e habilidades emocionais. O Projeto Alicerce tem como objetivo a redução da desigualdade educacional e formação e qualificação de profissionais das áreas de construção civil.

O programa é realizado em parceria com o centro educacional Alicerce Educação, empresa que oferece tecnologias para o ensino e metodologia personalizada por meio da identificação das dificuldades individuais.

No projeto, são desenvolvidas ainda habilidades pessoais como autocontrole, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Com duração de quatro meses, o programa conta com aulas de uma hora e meia três vezes por semana realizadas no período da manhã. Segundo Jordana Albuquerque, diretora de Gente e Gestão da HM Engenharia,  investir no desenvolvimento dos colaboradores é um dos pilares da construtora.

“Estamos oferecendo possibilidades  de aperfeiçoarem e desenvolverem novas habilidades técnicas e socioemocionais, para que alcancem novas oportunidades profissionais e pessoais. Com isso, ainda contribuímos à qualificação do segmento de construção civil, formando profissionais mais completos”, ressalta.

Segundo pesquisa feita pela Câmera Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em Setembro do ano passado, 77% das empresas do setor estão com dificuldade para contratar mão de obra qualificada. Entre as principais causas, o estudo aponta o baixo número de profissionais aptos para exercer as funções propostas.

A ideia é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades em que a construtora está instalada.

Segundo a empresa, os alunos do projeto já receberam o certificado de conclusão da primeira etapa e já estão desenvolvendo a segunda.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também