
Os motoristas que utilizam as rodovias concedidas pelo Governo do Estado de São Paulo vão pagar mais caro pelos pedágios a partir de 1º de julho. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) homologou um reajuste de 4,72% nas tarifas, índice baseado na inflação acumulada medida pelo IPCA.
A atualização será aplicada nas rodovias administradas por concessionárias vinculadas ao Programa Estadual de Concessões e segue a regra prevista nos contratos firmados até 2017. O reajuste anual é realizado tradicionalmente no início de julho desde a implantação do programa, em 1998.
Novos valores na região
Na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), administrada pela Concessionária Rota das Bandeiras, os novos valores passam a valer nas duas praças localizadas na região de Paulínia.
Na Praça A, situada na divisa com Cosmópolis e com cobrança nos dois sentidos, a tarifa para veículos de passeio será de R$ 12,60. O mesmo valor será aplicado por eixo para veículos comerciais, enquanto motocicletas pagarão R$ 6,30.
Já na Praça B, localizada entre os bairros Cascata e Bonfim, onde a cobrança ocorre em sentido único, o valor para veículos de passeio passará a ser de R$ 17,50. Veículos comerciais pagarão o mesmo valor por eixo, e motociclistas desembolsarão R$ 8,75.
Reajuste segue contratos de concessão
Segundo a Artesp, o reajuste considera a variação da inflação acumulada e faz parte das cláusulas previstas nos contratos de concessão das rodovias estaduais. Apesar do índice ser o mesmo para as concessionárias abrangidas pela medida, os valores finais variam de acordo com as características de cada praça de pedágio.
A atualização impacta diretamente milhares de motoristas que utilizam diariamente a SP-332 para deslocamentos entre cidades da Região Metropolitana de Campinas, como Paulínia, Cosmópolis, Campinas e Artur Nogueira.





