segunda-feira, 7 setembro 2026

PCJ emite alerta para agravamento da estiagem na região

Falta de chuvas pode provocar restrições ao abastecimento nos próximos meses 

Usina Hidrelétrica Salto Grande Americana/SP (Foto: Divulgação)

O Consórcio PCJ emitiu nesta semana um alerta aos municípios e empresas membros sobre a redução das chuvas este ano nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com possíveis impactos à oferta de água, o que pode provocar restrições de abastecimento nos próximos meses até o retorno do período chuvoso, previsto para outubro.

O consórcio solicita a adoção de medidas para que a população contribua com a redução e uso racional de água neste período de instabilidade.

Segundo dados do Consórcio PCJ, no mês de junho as chuvas ficaram 59,8% abaixo da média histórica em toda a bacia hidrográfica. O índice pluviométrico médio do mês passado foi de 20,14 milímetros (mm), quando o esperado eram 50,14 mm. Esse comportamento foi verificado em todos os meses de 2022, com exceção apenas a janeiro, quando as chuvas ficaram acima da média.

A queda acentuada das precipitações repercute na vazão dos mananciais. O Sistema Cantareira, principal reserva de água das Bacias PCJ, que abastecem Americana, apresenta, atualmente, 39,7% de volume útil reservado, saindo da faixa de atenção para a de alerta, e a previsões para os próximos meses é de queda contínua desse volume devido à pouca ocorrência de chuvas, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion, afirmou a necessidade de uma mobilização para o enfrentamento de possíveis restrições de consumo. “A estiagem avança de modo muito intenso. O Consórcio PCJ pede que as prefeituras montem comitês de gestão de crise com a participação de diversos segmentos da sociedade e já tracem planos de ação e contingenciamento, também, contamos com o apoio da população em usar apenas o necessário durante esse período”, afirmou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também