quinta-feira, 7 dezembro 2023
COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Piovezan lança “Tempo de Superação” e amplia o serviço de acolhimento

O investimento foi de R$ 800 mil na “Casa Abrigo Recanto Vida” e os dois projetos fazem partes de programas municipais de Santa Bárbara d’Oeste
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (MDB), lançou nessa sexta-feira (25) o projeto “Tempo de Superação” e a ampliação do programa “Casa Abrigo Recanto Vida”, ambos programas baseados no amparo e no combate à violência doméstica.

Implantado por meio de Lei Municipal, o “Tempo de Superação” dispõe de grupos terapêuticos e reflexivos para o acompanhamento de agressores que praticaram ou praticam violência doméstica e familiar, com atuação de psicólogos e assistentes sociais.

A prática social é custeada pela Prefeitura e terá atividades ministradas pelo Serviço Social em Promoção à Cidadania Imaculada Conceição, em parceria com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (responsável pela cessão de sala para o desempenho do projeto) e do Poder Judiciário.

Além do novo projeto, Piovezan anunciou a ampliação do serviço de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica “Casa Abrigo Recanto Vida”. A ampliação contou com o investimento de R$ 800 mil em recursos municipais, contando agora com atuação de equipe multidisciplinar, assegurando apoio e extensão à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).

Segundo o prefeito Rafael Piovezan, a violência demonstra a complexidade do tema, que deve ser alvo de estudos constantes. “A política pública deve ser compreendida para que haja a sustentabilidade de todas as ações e isso ocorre em Santa Bárbara d’Oeste. Agradeço a todos os envolvidos por este trabalho em conjunto. Hoje damos mais um passo, complementar às ações realizadas anteriormente, e que servirão como alicerce de novas ações, entre elas a implantação do Centro de Referência em Saúde da Mulher, que cuidará das mulheres em todos os aspectos, com atenção multidisciplinar em diversas áreas”, comentou o prefeito.

“Instituir políticas públicas como essa é fundamental dentro de todo este processo. Agradeço ao prefeito Rafael e espero que a ação seja um sucesso”, disse a juíza da Vara Criminal de Santa Bárbara d’Oeste, Camilla Marcela Ferrari Arcaro. “A violência doméstica se combate com a Lei, mas também com um sistema multidisciplinar e uma ampla rede de apoio”, complementou a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Nathália Alves Cabral.

“Santa Bárbara d’Oeste dispõe de políticas fundamentais para o tema. O lançamento de hoje vai ao encontro das ações realizadas em nossa cidade”, afirmou a vereadora Kátia Ferrari. “Hoje reafirmamos um compromisso público com as mulheres”, acrescentou a vereadora Esther Moraes.

O ato realizado no gabinete do prefeito contou com a presença de autoridades municipais, representantes do Poder Judiciário, da Polícia Civil, Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Mulher e do Serviço Social em Promoção à Cidadania Imaculada Conceição.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também