terça-feira, 15 setembro 2026
EQUIPAMENTOS REINAUGURADOS

Piracicaba entrega reformas de quatro equipamentos da rede de assistência social

CRAS Novo Horizonte, São José e Piracicamirim e CREAS II receberam melhorias estruturais, acessibilidade e novos equipamentos
Por
Paulo Eduardo Carlim

Piracicaba entregou nesta sexta-feira (21) as reformas de quatro equipamentos da rede municipal de assistência social. A cerimônia foi realizada no Creas II, em Santa Teresinha, com a presença do prefeito Helinho Zanatta, e reuniu as unidades que passaram por intervenções para melhorar as condições de atendimento à população e de trabalho das equipes.

Foram reinaugurados o Cras Novo Horizonte, o Cras São José, o Cras Piracicamirim e o Creas II. A entrega faz parte da programação comemorativa dos 259 anos de Piracicaba e representa uma etapa de revitalização da estrutura física da rede de assistência social do município.

Entrega representa uma etapa de revitalização da estrutura física da rede de assistência social de Piracicaba.

As obras começaram em maio, quando a Prefeitura assinou a ordem de serviço para a primeira etapa das reformas. O investimento foi de R$ 1,4 milhão, contemplando inicialmente os três Cras entregues nesta sexta-feira, além do Cras Vila Sônia e do Creas II.

Entre os serviços realizados estão pintura, adequações de acessibilidade, melhorias na rede elétrica, instalação de cabeamento para fibra óptica, substituição de computadores, troca de cadeiras e mobiliário, manutenção geral e instalação de aparelhos de ar-condicionado.

CRAS é a porta de entrada
Os três Cras reinaugurados integram a Proteção Social Básica. Os equipamentos são destinados principalmente ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com ações de acompanhamento familiar, orientação e acesso a benefícios, programas e outros serviços da assistência social.

Durante o período das obras, a Prefeitura transferiu temporariamente os atendimentos para outros endereços, com o objetivo de manter os serviços em funcionamento enquanto os prédios passavam pelas intervenções. O Cras Piracicamirim, por exemplo, foi transferido para o prédio do Centro POP; o São José funcionou no Projeto Ladeira/Casa do Hip Hop; e o Novo Horizonte passou a atender na Casa do Amor Fraterno.

O secretário municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família de Piracicaba, Edvaldo Brito, afirmou que, com a conclusão das obras, os espaços voltam a oferecer atendimento em condições mais adequadas. “Além da melhoria para os usuários, a modernização busca proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais responsáveis pelo acompanhamento das famílias”, afirmou.

A Divisão de Proteção Social Básica é responsável pela coordenação dessa frente da política socioassistencial. É nesse nível que estão inseridos os Cras e os serviços de prevenção e fortalecimento de vínculos.

CREAS atua em outro nível de proteção
O Creas II, localizado na Rua Antônio Cobra Filho, em Santa Teresinha, tem uma função diferente dentro do Sistema Único de Assistência Social. O equipamento atende pessoas e famílias que vivenciam situações de violação de direitos e precisam de acompanhamento especializado.

O prefeito Helinho Zanatta destacou que, enquanto o Cras atua prioritariamente na prevenção do agravamento das vulnerabilidades e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o Creas trabalha com situações que envolvem violações de direitos e demandam acompanhamento especializado.

“A reinauguração conjunta dos três Cras e do Creas II representa mais do que uma melhoria física de quatro prédios; ela alcança dois níveis da política municipal de assistência social: a proteção básica, representada pelos Cras, e a proteção social especial, representada pelo Creas”, declarou o prefeito.

A entrega dos Cras Novo Horizonte, São José e Piracicamirim e do Creas II ocorre durante a programação dos 259 anos de Piracicaba. A Prefeitura inclui as reformas entre os investimentos realizados na estrutura dos serviços públicos de assistência social do município.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também