TV AO VIVO
TODODIA 29 de outubro de 2026
Ações emergenciais

Prefeitura inicia limpeza após cheia do Rio Piracicaba

Operação começou nesta terça-feira após acumulado de 70,33 mm em 24 horas; duas avenidas seguem fechadas

Compartilhar WhatsApp Facebook
Ouça esta matéria· 2 min

Voz gerada por inteligência artificial

Uma operação emergencial da Prefeitura começou na manhã desta terça-feira (27) para retirar lama e lixo e desobstruir bueiros afetados pela cheia do Rio Piracicaba. O transbordamento ocorreu após chuvas no fim de semana, que acumularam 70,33 milímetros em 24 horas.

Apesar dos alagamentos em áreas da cidade, não há pessoas desabrigadas ou desalojadas, segundo a Prefeitura. Durante o fim de semana, caminhões do município ficaram de plantão para ajudar moradores que precisassem retirar móveis e outros pertences de casa.

Trânsito e limpeza
As equipes recolhem lixo, retiram lama e desobstruem bueiros na Rua do Porto e nas avenidas Beira Rio e Alidor Pecorari. As duas avenidas seguem fechadas para carros a partir do cruzamento com a rua Prudente de Moraes.

O trânsito na avenida Jaime Pereira já foi liberado, e os serviços de limpeza no local começam ainda nesta terça-feira.

Nível dos rios
O monitoramento da Defesa Civil aponta que as águas estão baixando gradualmente. O Rio Piracicaba atingiu o pico de 5,96 metros na noite de domingo (25), acima do limite de extravasamento, de 4,70 metros. Às 10h20 desta terça-feira, o nível era de 4,83 metros. Os rios Piracicaba e Corumbataí seguem sob vigilância diária.

Estradas rurais
Vistorias da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente identificaram danos em três pontes e em vários trechos de estradas rurais, mas não houve interdições totais. Na Estrada Miguel Antônio Valério, antiga Passa Cinco, o trânsito está parcialmente liberado por causa de uma erosão na pista. Os serviços de manutenção já começaram.

Continua após a publicidade

Forças de segurança e diferentes áreas do poder público atuam em conjunto para atender às ocorrências.

Esta matéria foi útil para você?

Monike Vitório TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.