PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Planejamento prepara revisão do Plano Diretor em Sumaré

Um esboço da proposta, que ainda vai passar por audiências públicas, foi apresentado aos vereadores em reunião

A Secretaria de Planejamento de Sumaré deu início da última semana ao processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento da cidade. Um esboço da proposta, que ainda vai passar por audiências públicas, foi apresentado aos vereadores em reunião no Centro Administrativo de Nova Veneza. Depois de aprovado, o texto vai traçar as diretrizes urbanas da cidade até 2039.

PUBLICIDADE

Nele serão estabelecidas as zonas de expansão – seja para fins de moradia ou de exploração comercial – do município. Por lei, todas as cidades com mais de 20 mil habitantes precisam atualizar seus planos pelo menos a cada 10 anos. Sumaré optou por um período maior por conta da extensão territorial.

“Geralmente, um Plano Diretor é feito para 10 anos, porém no caso de Sumaré, devido sua descentralização e extensão territorial, compreendendo 53% de área rural, o município tem muito a crescer, por isso é necessário projetar para além de uma década”, justificou o secretário de Planejamento, Welington Domingos Pereira.

PUBLICIDADE

O processo envolve as demais secretarias e órgãos municipais, além de entidades da sociedade civil. “A elaboração envolve setores do governo municipal e segmentos empresariais e técnicos, além da própria população, por intermédio das associações, conselhos comunitários, etc.. Em nossa concepção, a igualdade de oportunidades é a chave para o desenvolvimento sustentável urbano”, comentou o prefeito Luiz Dalben (PPS).

Na apresentação aos vereadores, Pereira destacou que a intenção ao longo dos próximos 20 anos, é transformar Sumaré em Smart City (cidade inteligente). “Esse processo é uma oportunidade para que população e governo possam avaliar e repensar, de forma conjunta, a totalidade do território, considerando potencialidades e limitações. Nosso objetivo é explanar como vai acontecer a revisão do Plano Diretor, e quais as ferramentas que o município dispõe para colocar em prática os objetivos estabelecidos”.

 

PUBLICIDADE

Por Walter Duarte

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This