segunda-feira, 6 maio 2024

PM Ambiental apreende duas aves silvestres em cativeiro em Americana

Policiais militares da 4ª Companhia de Polícia Ambiental de Campinas apreenderam duas aves silvestres – um papagaio e um periquito – em cativeiro em uma residência no Jardim Ipiranga, em Americana, na tarde desta segunda-feira (7). O infrator foi multado em R$ 1 mil.

O tenente Matheus Zanchetta de Sousa, comandante interino da companhia, informou que os policiais constataram que os pássaros eram mantidos em cativeiro em situação irregular.

Isso porque o criador não dispunha de registro no Ibama / Sispass (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/ Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros ). As aves já domesticados.

Segundo os policiais, as aves são da fauna silvestre nativa. Foram apreendidos um papagaio-verdadeiro e um periquitão maracanã. As aves foram conduzidas até o Cras Pró Arara “Raul de Barros Winter”, no município de Arara (SP). Essa unidade reabilita animais da fauna silvestre apreendidos pela Polícia Ambiental.

Os policiais lavraram um auto de infração ambiental e arbitraram uma multa de R$ 1 mil ao criador. Segundo a PM Ambiental, o morador de Americana infringiu o artigo 25, parágrafo 3°, inc. III da Resolução SMA 48/14, “por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também