terça-feira, 25 junho 2024
INTERLIGADAS

Ponte entre Campinas e Monte Mor está em reta final de obras

Em recuperação desde que foi danifica pelas chuvas em janeiro, foram investidos mais de R$5 milhões para as obras
Por
Ana Flávia Defavari
Fotos: Divulgação | Prefeitura de Campinas – Firmino Piton

Nesta quarta-feira (25) representantes da Prefeitura de Campinas e da empresa responsável pela recuperação da estrutura da ponte que corta o rio Capivari na divisa entre Campinas e Monte Mor, plantaram 400 mudas de árvores nativas na cabeceira da ponte que fina na rodovia CAM-268 e que está apenas aguardando liberação da vistoria de final de obra.

Danificada pelas fortes chuvas de janeiro, a obra contou com um investimento de mais de R$5 milhões para limpeza do local, contenção das fundações das cabeceiras, recuperou a cabeceira e as estacas rompidas entre outros serviços necessários para garantir a estabilidade da estrutura.

O plantio das mudas, iniciativa da empresa, vem como uma tentativa de recuperar a mata da beira rio que também sofreu com aas inundações do início deste ano.

Carlos José Barreiro, secretário municipal de Infraestrutura, comentou que a reconstrução demandou um longo trabalho mesmo que a estrutura não tenha sido levada pelas chuvas, pois foi necessário fazer uma recuperação total da estrutura que apresentava muitas trincas.

“Refizemos todo o tabuleiro da ponte e as lajes de aproximação dos dois lados, além dos guarda-corpos e passagem para pedestres”, contou.

De acordo com Barreiro, a solução adotada para a contenção de talude foi o “colchão reno”, indicado para locais que têm volume elevado de água para evitar desmoronamentos.

“Optamos pelo colchão reno porque na época das chuvas, o rio Capivari fica muito volumoso. A proteção usada nas duas cabeceiras, dos dois lados da ponte, para evitar que tenhamos problemas como o que ocorreu nas chuvas de janeiro”, ressaltou.

A ponte será aberta ao tráfego de automóveis assim que os técnicos da Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) façam a vistoria final da obra.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também