Quarta, 27 Outubro 2021

Prefeitos debatem ações conjuntas contra a Covid

Prefeitos debatem ações conjuntas contra a Covid

Prefeitos e secretários de saúde dos municípios do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), que abrange as cidades do entorno de Americana, se reuniram

Prefeitos e secretários de saúde dos municípios do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), que abrange as cidades do entorno de Americana, se reuniram ontem em Hortolândia para discutir ações conjuntas para combater o avanço do coronavírus nas cidades envolvidas nesta segunda onda da pandemia.

O DRS-7 conta com 42 municípios, entre eles Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré. Da região, Chico Sardelli (PV), Ângelo Perugini (PSD) e Rafael Piovezan (PV) participaram do encontro. Leitinho (PSD) e Luiz Dalben (Cidadania) enviaram representantes.

A diretora do DRS-7, Mirella Povinelli, abriu o encontro apresentando o Plano de Contingência Regional, diretrizes que norteiam as ações dos municípios no combate à pandemia. "Estado e municípios, que desde o início foram muito parceiros, precisam novamente unir forças para juntos preservar vidas", enfatizou Mirella.

Entre as medidas adotadas pelo estado na região, segundo Mirella, estão a reativação de 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) específicos para tratamento de pacientes com Covid-19 na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), disponíveis por mais seis meses e a reativação de seis leitos de UTI e outros seis de enfermaria no Hospital Estadual Sumaré.

Um dos assuntos tratados na reunião com prefeitos e secretários de Saúde foi a campanha de vacinação, que começa no próximo dia 25 em todo o estado de São Paulo. Nesse item, o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), levantou a hipótese de os próprios municípios efetuarem a compra das doses de vacina para a população, situação classificada por Mirella como inédita, se ocorresse. Em resposta, segundo a prefeitura, ela reforçou que o plano de vacinação estadual será cumprido.

"Importante este encontro para poder discutir temas regionais, municipais, estaduais, nacionais e mundiais, que é a questão da pandemia. Tenho falado muito com o secretário Dr. Danilo para que a gente possa estar preparado, logisticamente falando, para que nós possamos não perder tempo para realizar a vacinação que está por vir", afirmou Chico.

O prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, reforçou no encontro a importância de as cidades se comprometerem em caminhar juntas no combate à pandemia.

"Precisamos de muita parceria, esperança e força de vontade para abraçarmos esta tarefa, trabalhando para oferecer ações eficazes para proteger a população. Fazemos parte de uma mesma região, enfrentamos os mesmos desafios e precisamos pensar como um todo nas ações preventivas", destacou Perugini.

Rafael Piovezan, de Santa Bárbara, se disse confiante de que a população irá entender a importância de se vacinar contra a doença e que o tema já tem sido trabalhado pela Secretaria de Saúde para deixar a rede municipal pronta para a vacinação em massa.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/