A Prefeitura de Sumaré anunciou, nesta semana, o aumento de 300 novas vagas nas creches conveniadas com o município, através do Proeb (Programa de Educação Básica). Com a ampliação do programa, 6.228 crianças vão ser atendidas. O investimento mensal é de mais de R$3 milhões.
“Nós estamos falando de 300 novas vagas, para atender as crianças da nossa cidade. Temos o Proeb, que atende mais de 6 mil alunos, é muita gente sendo atendida. A gente paga escola particular para os alunos da Rede Pública, para cuidar das nossas crianças nas escolas particulares”, disse o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben.
Segundo a gerente geral da secretaria de Educação, Fernanda Moranza, o programa Proeb existe para somar com o município, são escolas particulares, onde a prefeitura paga a mensalidade, dando essa bolsa para as famílias, para que as crianças possam ser assistidas dentro das unidades, com café da manhã, almoço, janta, lanche, momento do sono e atividades pedagógicas, sem gasto nenhum para as famílias.
“O município hoje não oferta vagas em período parcial, porque a gente entende que os pais que trabalham precisam de vagas integrais, então essa já é uma prioridade muito importante do nosso município. As vagas serão aditadas segundo o critério de demanda, a gente tem observado que Sumaré vem crescendo muito, muitas empresas e famílias estão vindo para cá, então tem crescido muito essa demanda de jovens que vêm com filhos pequenos. Nesse crescimento, as regiões da Área Cura e Matão estão nessa crescente de vagas. Por isso, o prefeito decretou essas novas vagas para atendimento emergencial, começando em setembro”, afirmou Fernanda.
As vagas são destinadas às crianças de 0 a três anos. Para inscrição, é necessário comparecer na Secretaria de Educação, localizada à Avenida Brasil 1111, no setor do Proeb (Programa de Educação Básica.