sexta-feira, 12 abril 2024
CORTOU!

Prefeitura anuncia redução de 40% das vagas da Estapar e outras medidas

Novas medidas contam também com notificação ao usuário e devem ser implementadas em até três meses
Por
Henrique Fernandes

O prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) anunciou nesta quinta-feira (25) uma série de ajustes no sistema de estacionamento rotativo da cidade em até 90 dias.

Depois de oito meses de negociação com representantes da empresa, foi estabelecido um acordo que vai promover a retirada do carro de monitoramento com câmeras, a redução de 40% das vagas e não terá aumento da tarifa nos próximos dois anos.

“Eu sempre disse que no mundo inteiro funciona e só em Americana está tendo problema “primeiro, respeitar um contrato que existe acima de tudo”, disse o prefeito.

Redução para 1.366 vagas (-40%), atualmente com mais de 2,2 mil vagas utilizadas pela empresa que foi prevista em contrato.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, detalhou que o contrato foi assinado em 2018, com duração de 10 anos e correção anual pelo IGPM, que não foi reajustado, segundo o secretario. O novo índice de reajuste será pelo IPCA, classificado como “mais justo para ambas as partes”, afirmou o secretário.

“As vagas suprimidas após um estudo com as vagas menos utilizadas”, explicou Rafael. Como a retirada das vagas na Rua lateral do Mercado Municipal e da Rua Carioba (pós linha férrea).

Ele explicou que foi elaborado um levantamento com as principais reclamações: parquímetro difícil de operar, não ter fiscal para realizar o pagamento, carro multando sem notificar e a área de abrangência extensa.

A empresa Estapar, responsável pela cobrança da Área Azul na região central do município, também se comprometeu a notificar quem for autuado para ter um prazo de 72 horas para pagar TPU (Tarifa pós-utilização) e evitar a multa.

Outras medidas também foram anunciadas. Como todos os fiscais vender os tickets e ter um fiscal para cada 90 vagas. Além de 16 pontos de venda fixa em comércios indicados pela Prefeitura e Acia, sendo um deles no calçadão de Americana.

Adélcio Antonini, diretor da Estapar. Essa relação de diálogo sempre existiu e participamos de várias discussões para mudanças no processo. “No primeiro dia de governo do prefeito Chico, foi marcada uma reunião”, comentou Antonini.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também