sábado, 15 junho 2024

Prefeitura castra aproximadamente 600 animais em primeiro fim de semana do programa

Essa etapa segue até sexta (23), cada dia em um bairro diferente, sempre das 8h às 13h 

Nos dois primeiros dias do programa Castra + Limeira, cerca de 600 animais, entre cães e gatos, foram castrados gratuitamente, segundo balanço da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. A iniciativa aconteceu no sábado (17) e no domingo (18) nos bairros Geada e Jardim Aeroporto. Nesta segunda-feira (19), a ação foi no Centro Comunitário do Pq. Nossa Senhora das Dores.

Gratuitas, as castrações são realizadas em ônibus equipados e personalizados. Com investimento da ordem de R$ 1 milhão – de emenda do deputado federal Miguel Lombardi –, são previstas quatro mil castrações. “Estamos cumprindo mais uma etapa do nosso plano de governo, cuidando dos animais e da saúde da nossa população”, declarou o prefeito Mario Botion.

“Esse é mais um projeto dentro das ações que temos planejadas para a causa animal no nosso município”, ressalta a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi. “A castração é muito importante para o controle populacional dos animais bem como a prevenção de algumas doenças. Castrar é uma ato de amor com seu pet. Pedimos que a população procure pelo serviço, que é gratuito”, complementa.

Essa etapa segue até sexta (23), cada dia em um bairro diferente, sempre das 8h às 13h. Nesta terça (20), a ação acontece no Centro Comunitário do Cecap; na quarta (21), no Ceief Prof.ª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, no Jardim Novo Horizonte; na quinta (22), no Centro Comunitário do Parque Hipólito; e na sexta (23), no Parque Cidade. Para participar, os interessados devem se cadastrar pelo WhatsApp (19) 98338-8415.

É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência e seguir algumas orientações pré-operatórias: deixar o animal de jejum alimentar de oito horas e em jejum hídrico (bebidas em geral) de seis horas; informar todo o histórico de saúde do animal – que deve estar com a vacinação e vermifugação em dia; e realizar banho/limpeza um dia antes da cirurgia – o animal deve estar livre de pulgas e carrapatos.

Além disso, é necessário que o tutor leve o animal em segurança até o local da castração, com coleira e guia, além de focinheira no caso das raças Mastim Napolitano, Pitbull, Rottweiler e American Staffordshire Terrier. Os gatos devem estar acomodados em caixa de transporte específica.

Antes da cirurgia, o animal passará por uma avaliação clínica minuciosa que indicará como está a saúde dele e, então, receberá uma medicação anestésica. Ele permanecerá com seu tutor por dez minutos após aplicação da anestesia. O tempo de cirurgia e recuperação do anestésico é curto, portanto, o tutor deve aguardar no local até o restabelecimento do animal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também