PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de N.O. inicia obra para implantação de novo ‘parque linear’

Primeira iniciativa do tipo na cidade, área verde vai acompanhar curso d'água e deve sair em oito meses

A Prefeitura de Nova Odessa comunica o início das obras de implantação do primeiro “Parque Linear” da cidade, do bairro 23 de Maio, região do São Manoel. 

PUBLICIDADE

Com investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão, a obra é de responsabilidade da iniciativa privada, por meio de uma parceria com a prefeitura. A previsão é de entrega em oito meses. A Administração não informou os responsáveis pelo investimento.  “Parques lineares”, ou greenways, são intervenções urbanísticas construídas ao longo de cursos d’água. 

Normalmente maiores em seu comprimento do que na sua largura – por acompanhar o trajeto de rios e córregos e estarem sempre associados à rede hídrica -, tais espaços são capazes de conectar áreas verdes, proteger e recuperar o ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com alternativas não motorizadas de mobilidade urbana. 

PUBLICIDADE

O próprio termo greenway (“caminho verde”, em português) é uma referência a cinturões de vegetação associadas ao tráfego não motorizado, indicando movimento – de água, pessoas, animais, entre outros. 

O secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Elvis Ricardo Garcia, o “Pelé”, explica que o primeiro parque linear de Nova Odessa terá uma academia ao ar livre, pista de caminhada e de skate, parque infantil e minicampo de areia. 

PUBLICIDADE

Também serão plantadas espécies de árvores frutíferas, como cajueiros, goiabeiras, amoreiras e jabuticabeiras, além de outras espécies, como jacarandás, paineiras, primaveras, cássia imperial e palmeiras. 

“É a realização de um sonho, uma obra que poderá ser usufruída não só pelos moradores daquela região, mas da cidade toda”, afirmou Elvis. 

“Nova Odessa vem avançando graças à ajuda também de empreendedores, que investem na cidade, sabem da sua responsabilidade e aceitam as contrapartidas que nós solicitamos”, disse o prefeito Bill Souza (PSDB). 

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This