terça-feira, 27 fevereiro 2024
EmancipaNO

Prefeitura de NO lança novo Programa de Emancipação Social

Programa busca capacitar moradores para que consigam recolocação no mercado de trabalho
Por
ISABELA BRAZ
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou a criação do Programa EmancipaNO (Emancipação Social em Nova Odessa). O programa foi lançado pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), e tem como objetivo a recapacitação profissional e a busca ativa por vagas de emprego para adultos de famílias cadastradas no CadÚnico e Programas Sociais do município.

Inicialmente, serão ofertados dois cursos, sendo o de “Cuidador de Idosos” e “Pedicure/Manicure”. Cada curso ofertará 20 vagas. Ao longo do programa, novas turmas, de outros cursos, serão adicionadas ao calendário de capacitações, sendo posteriormente buscadas vagas de emprego para os formados através do PLT (Posto Local do Trabalho) da Prefeitura.

Estavam presentes junto na assinatura do projeto, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, a presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda, e a diretora de Gestão Social e Cidadania da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Priscila Peterlevitz Leal – responsável pelo projeto.

“Vamos promover essas capacitações para grupos de pais e mães de famílias atendidas pela Assistência Social, permitindo que estas pessoas entrem no mercado de trabalho devidamente capacitadas e preparadas tenham assim um aumento de renda familiar mensal”, explicou Leitinho.

Priscila diz que esse programa segue o conceito de ‘rede de proteção’ para as famílias da cidade. “É importante ressaltar que essas pessoas podem se capacitar e trabalhar sem medo de perder o Bolsa Família, porque essa ‘rede de proteção’ permite que a família continue recebendo os benefícios”, acrescentou Priscila.

Mais informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Município em www.novaodessa.sp.gov.br e nas redes sociais da prefeitura. Os cursos devem acontecer já no início deste segundo semestre.

Outras ações

Entre outras iniciativas de capacitação profissional e para o mercado de trabalho, ofertados pela prefeitura, há outros cursos ofertados pelo Fundo Social de Solidariedade. Entre eles, há cursos profissionalizantes de Cabeleireiro, Corte e Costura e Manicure/Pedicure, através da parceria com o Programa Escola da Beleza/Moda do Governo do Estado. E o próprio CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Município, no Jardim das Palmeiras, já promoveu cursos de Artesanato, Costura Criativa, Mesa Posta e Etiqueta e outros.

Neste segundo semestre de 2023, devem ter início os cursos gratuitos de Culinária na unidade local do Projeto Cozinhalimento, parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que montou uma cozinha modelo em uma sala do prédio do recém-reformado CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria José Flauzino (antiga “Toca do Coelho”), no Jardim São Jorge.

A prefeitura também destaca que a nova Oficina Municipal de Costura e Fraldas que está em fase final de montagem em um novo prédio público construído e equipado especialmente para essa finalidade. A fábrica fica localizada no Jardim Capuava, na região de bairros populosos da cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também