quarta-feira, 1 maio 2024
NOVEMBRO AZUL

Prefeitura de Nova Odessa promove nesta quinta mais uma ação de prevenção à Saúde Masculina

A ação acontece das 8h às 12h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Manoel, os atendimentos gratuitos são parte da programação anual da Campanha "Novembro Azul"
Por
Redação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa promove nesta quinta-feira (23/11), mais uma ação especial de “Promoção e Prevenção à Saúde Masculina”. Os atendimentos gratuitos são parte da programação anual da Campanha “Novembro Azul”.

A ação acontece das 8h às 12h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Manoel, localizada na Rua Sigesmundo Andermann, nº 731.

O “dia de cuidados” contará com palestra sobre a prevenção, cuidados e perigos do câncer de próstata, que será ministrada pelo médico Herman Gustavo Benavides Del Rio, além de diversos serviços gratuitos aos homens presentes, incluindo os pedidos de exames do tipo PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizados para diagnosticar precocemente o câncer de próstata em homens antes mesmo que eles apresentem sintomas.

“Este evento de prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com o câncer de próstata é parte das ações neste mês, quando intensificamos as atividades do Movimento Novembro Azul. Inclusive, em todas as UBSs estão sendo entregues antecipadamente os pedidos de PSA para que os homens façam o exame e levem no dia 02 de dezembro, durante o Mutirão do “Novembro Azul”, disse a secretária da pasta, Jaqueline Serrano.

O “Novembro Azul” visa conscientizar a população masculina sobre os riscos, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata, além da prevenção à doença. O exame preventivo é fundamental, porque o câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens, mas tem 90% de chance de cura se diagnosticado no início.

“O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e no Brasil, por exemplo, também é o segundo que mais mata (25% dos casos), atrás somente do câncer de pele. Portanto, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce”, finalizou a secretária Jaqueline.

O Movimento Novembro Azul teve origem no ano de 2003, na Austrália, visando chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A iniciativa se espalhou para vários países, chegando ao Brasil em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também