A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Saúde, vai aumentar o atendimento à população em mais de 8.200 consultas por mês em clínicas médicas. Nas 74 unidades de saúde da Atenção Básica de Piracicaba, que são as Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF), vão ser atendidos três pacientes agendados por hora e mais um por demanda espontânea, sem prejudicar a qualidade do serviço prestado.
Serão aproximadamente 2.100 vagas a mais, por semana e 8.200 por mês, tanto em horário de rotina, das 07h às 16h, como também nas cinco unidades em horário estendido, das 18h às 20h.
Segundo a coordenadora médica da Atenção Básica (DAB), Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca, conta que a iniciativa aconteceu após o encerramento do programa UPA Livre, no domingo (04). A UPA Livre, que atendeu em 60 dias 3.486 pacientes com patologias consideradas de menor gravidade, além de sintomas respiratórios, foi um modelo que funcionou para desafogar o atendimento nas UPAs.
“O UPA Livre veio para desafogar o atendimento nos prontos-socorros da cidade e dar rápido atendimento aos pacientes menos graves. Para não voltar a demandar as UPAs com casos menos graves e ainda facilitar a vida desses pacientes, ampliamos o atendimento de forma espontânea, na Atenção Básica, uma vez que ela é programada para o atendimento preventivo”, destacou a médica.
TELEMEDICINA
Cabe reforçar que a SMS também oferece o serviço de Telemedicina, no contraturno das unidades de Atenção Básica, com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa. A consulta pode ser realizada pelo site portal.piracicaba.sissonline.com.br, recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a quinta-feira das 17h às 8h, sexta-feira das 17h às 7h, e sábado, domingo e feriados 24h/dia.
Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra de baixa complexidade. O sistema disponibiliza de forma on-line o receituário e atestado médico, todos com validação digital, aos pacientes que utilizam a Telemedicina.
PADRONIZADO
Desde segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Saúde padronizou o atendimento nas 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) que agora tem novo horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, tendo as salas de vacina abertas das 8h às 15h. A mudança não afeta nenhum dos serviços prestados, dando melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde bem como ao atendimento à população.
Além disso, a SMS ainda mantém cinco unidades abertas em horário estendido para atendimento à população durante a noite. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Novo Horizonte, Vila Rezende, Piracicamirim, Centro e Parque Piracicaba seguem abertas de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, com consultas de clínico geral e de enfermagem (por agendamento ou demanda espontânea).