Em função do feriado no Estado de São Paulo na próxima terça-feira, dia 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista de 1932), prefeituras da região decretaram ponto facultativo na segunda-feira e vão fechar suas repartições públicas hoje para reabrir normalmente somente na próxima quarta-feira.
Com exceção da Prefeitura de Americana, que vai funcionar normalmente na segunda (8), as prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré já determinaram ponto facultativo na véspera do feriado e portanto não terão atendimento ao público na segunda-feira. Hortolândia ainda não confirmou se fecha ou abre na segunda.
Na terça-feira, feriado, todas as administrações estarão fechadas, mantendo apenas o funcionamento dos serviços considerados essenciais, como abastecimento de água, unidades de atendimento de urgência e emergência em saúde, além de segurança pública, em esquema de plantão.
Em Santa Bárbara, funcionarão no feriado, em esquema de plantão, a Guarda Municipal, o DAE (Departamento de Água e Esgoto), os Prontos-Socorros, o Velório Municipal, os serviços de cemitério e a coleta de lixo.
A Guarda Municipal e o DAE estarão de plantão 24h. A Guarda pode ser acionada pelos telefones 153, 0800-7728383 e 3457-9444, enquanto o DAE atende pelos telefones 3459-5910 e 0800-770-3459.
O Grupo de Proteção Ambiental (153 e 3458-1388) e a Defesa Civil (199) também funcionam em regime de plantão 24h.
Em Nova Odessa, o expediente no Paço Municipal e demais repartições públicas administrativas será encerrado às 17h de hoje e reaberto ao público às 8h da quarta-feira (10).
A coleta de lixo, a segurança pública (através da Guarda Civil Municipal) e os serviços de água e esgoto, via plantão da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), continuarão sendo realizados na segunda e terça-feira.
O Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, bem como em todos os demais serviços de saúde oferecidos à população – como o Ambulatório de Especialidades, a Farmácia Central, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Vigilância em Saúde, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Medicina do Trabalho, irão atender normalmente na segunda-feira.
Em Sumaré, a prefeitura fecha na segunda, mas não confirmou ontem o esquema de plantão.