PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeituras definem como será o ‘Dia D’ amanhã

Cidades montam esquema especial para vacinação contra o sarampo; doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde

As prefeituras da região montaram um esquema especial para a distribuição de vacinas contra o sarampo amanhã. A primeira fase da campanha anual de imunização segue até o dia 13 de março. As doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo, nos dias úteis.

PUBLICIDADE

Cada cidade preparou um esquema alternativo para vacinação no sábado, o Dia D da campanha.
Serão dois postos de saúde abertos em Nova Odessa, cinco em Americana, seis em Santa Bárbara e nove em Hortolândia.

PUBLICIDADE

Nesta fase estão sendo vacinados crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. E o objetivo é que recebam doses as pessoas que ainda não são imunizadas.
Pelos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as cinco cidades da região possuem 220 mil pessoas nesta faixa etária.

PUBLICIDADE

Quem receber a primeira dose da vacina na campanha deve voltar ao posto em 30 dias para receber a segunda.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante levar a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.
A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes e, sobretudo, que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.
A vacina é contraindicada também para gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade por toda a vida, não precisando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Santa Bárbara tem consultas

Santa Bárbara também abre postos de saúde amanhã para ampliar o acesso da população aos serviços e reduzir o tempo de espera para consultas e alguns procedimentos.
As unidades terão consultas médicas, exames de eletrocardiograma, coleta de papanicolau, vacinação e entrega de medicamentos.
O agendamento é realizado desde o começo de cada semana. É necessária a apresentação de documento de identificação com foto e cartão SUS para todos os atendimentos.
Além dos seis postos relacionados para o Dia D da imunização contra o sarampo (veja quadro ao lado), o do Jardim Europa 4 também abre amanhã. | RV

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This