sábado, 20 abril 2024
EXAME NACIONAL

Primeiro dia de ENEM

Região tem cerca de 42 mil pessoas cadastradas para a prova
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Miguel Silva | Rede TODODIA

Neste domingo (5) foi realizado o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, em todo o Brasil quase 4 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, na Região Metropolitana de Campinas são cerca de 42,1 mil candidatos.

Em Santa Bárbara algumas das escolas pontos de aplicação da prova são a Escola Comendador Emilio Romi e a Escola Professor Ulysses de Oliveira Valente

Em Americana, a prova foi aplicada na FAM (Faculdade de Americana).

Americana e Santa Bárbara somam 4.771 candidatos realizando as provas espalhados por escolas da cidade. Nas cidades da região, Campinas aparece como a com mais candidatos para o exame.

Campinas15.895
Americana3.073
Hortolândia2.810
Sumaré2.734
Santa Bárbara d’Oeste1.698
Paulínia1.648
Monte Mor780
Nova Odessa638

A prova aplicada nesse domingo (5) leva 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e 45 questões de ciências humanas além da aplicação da Redação, que é considerada por muitos uma das partes mais complicadas do Enem já que em todos os anos os alunos apenas descobrem o tema no momento da prova.

A Rede TODODIA esteve presente cobrindo a entrada de candidatos na Escola Ulysses e perguntou a alguns candidatos o que esperavam sobre a prova e qual seria o palpite deles para o tema da redação.

Entre os diversos palpites os candidatos citaram etarismo, o combate ao trabalho análogo a escravidão, o combate a Fake News, violência de gênero e feminicídio. Contudo após o início das provas o INEP divulgou que a redação leva como tema o tópico “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O Enem retorna no próximo domingo (12) com as questões de matemática e ciências da natureza.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também