segunda-feira, 24 junho 2024
CUIDADO COM AS COMPRAS

Procon traz dicas para compras do Dia dos Pais

O órgão orienta a população para a chegada desta data especial
Por
Andressa Oliveira
Foto: Divulgação

O Procon de Americana desenvolveu uma lista de orientações para os consumidores para a chegada do Dia dos Pais, que é celebrado em 13 de agosto.

Para ajudar nas escolhas dos itens e nas compras, sem complicações, o instituto avisa sobre vários cuidados que precisam ser tomados. O diretor do órgão, Estevão Luis Cardoso Pavan, declarou que antes de realizar a compra, é preciso ter alguns cuidados.

“Acredito que uma primeira orientação seja a cautela. É sempre recomendável pesquisar preços, buscar descontos para pagamento à vista e optar por parcelamentos sem juros”, disse o diretor.

Veja outras dicas do Procon:

  • Ficar atento às promoções. As ofertas anunciadas nas vitrines, prateleiras, etiquetas e publicidade devem ser claras;
  • Antes de concluir a compra, verificar a possibilidade e as condições para a troca de produtos. Vale salientar que as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito simplesmente porque não agradaram ou o tamanho não serviu;
  • Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização do cartão de crédito;
  • Caso o presente escolhido seja um eletrônico ou um eletrodoméstico, é bom testar o funcionamento do produto na loja;
  • Na dúvida sobre o que comprar, algumas pessoas podem optar pelo vale-presente. É importante definir com o vendedor e anotar na nota fiscal de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale-presente e a efetiva aquisição do produto;
  • Independentemente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser sempre exigida, pois ela é garantia para a troca e eventual reclamação.

O consumidor que se sentir lesado em seus direitos poderá procurar os serviços do Procon de Americana, que fica localizado no Paço Municipal, na Avenida Brasil, nº 85, no Centro.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Em caso de dúvidas ou informações, pode entrar em contato pelo telefone 151. A ligação é sem custo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também