sábado, 27 abril 2024
EDUCAÇÃO

Proerd inicia mais um ano de atividades em Hortolândia

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar e deve mobilizar mais de 800 estudantes em oito escolas municipais.
Por
Carla Mendrot
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

Hortolândia retoma, nesta segunda-feira (4), as atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e do Proerd Kids, realizado pela Polícia Militar, em parceria com as escolas da Prefeitura. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, neste semestre serão atendidos 830 estudantes dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental.

Durante o 1° semestre letivo, serão atendidas crianças de oito unidades escolares, sendo elas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Samuel da Silva Mendonça, Dayla Cristina Souza de Amorim, Profa.Lilian Cristiane Martins de Araújo, Zilda Arns Neumann, Janilde Flores Gaby do Vale, Caio Fernando Gomes Pereira e Profa. Patrícia Maria Capelato Basso, bem como a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) bairro Três Casas.

As aulas serão aplicadas por três policiais, os cabos Michel Henrique Hespanhol, Luís Paulo dos Santos Silva e Thamara Cristina Serpa Ribeiro, uma vez por semana, ao longo de um semestre, em cada escola. O programa visa ensinar às crianças noções da teoria socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias decisões, com isso propor a ideia de gerar escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.

Já para os, alunos dos terceiros anos, os temas ligados à cidadania são passados de forma lúdica e didática, pelo Proerd Kids, onde eles aprendem a como solicitar ajuda em casos de emergência, as vantagens de obedecer às regras e às sinalizações de trânsito, o perigo de ingerir produtos não alimentares, a importância de observar o que acontece à sua volta, como agir quando estranhos se aproximam, como descobrir os próprios sentimentos e como controlá-los, aprendendo técnicas para reagir de maneira segura às provocações dos colegas.

Essa parceria atende ao artigo 53 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/1990, que diz: “é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas”. Também está alinhada ao que prescreve o artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96, no inciso XI, que afirma a importância de “promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependências de drogas”.

“Sabemos o quanto é importante trabalharmos a prevenção do uso de drogas e também todas as temáticas relacionadas ao autoconhecimento, autocontrole, assim como lidar com os desafios e suas responsabilidades. Todas essas temáticas são abordadas no Projeto, visando promover um desenvolvimento saudável em nossos estudantes”, ressaltou Carla Borrego Varani, coordenadora pedagógica do projeto.

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