sábado, 22 junho 2024
TRADIÇÃO

Professores qualificados e atendimentos gratuitos movem curso de Psicologia da FAM

Curso completa 20 anos com o compromisso de formação ética e compromissada com o sofrimento do indivíduo
Por
Redação
Foto: Divulgação

O curso de Psicologia da FAM – Faculdade de Americana completa, neste mês de agosto, duas décadas de formação profissional para psicólogos. Para comemorar, o curso oferece palestras, roda de conversas e atividades para alunos e ex-alunos da PsicoFAM nos dias 22,23 e 24 deste mês. Em agosto, no dia 27, também é comemorado o dia do psicólogo.

Logo na abertura das comemorações, uma grande reunião entre alunos, professores e ex-alunos do curso será realizada para celebrar o aniversário. Já no encerramento, a FAM recebe a Doutora Ângela Soligo, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP, que traz a palestra “A Psicologia e seu papel social e político”.

“Vivemos em um mundo frenético e as pessoas nem sempre tem tempo de se cuidar e assim, com acúmulo de questões não resolvidas, aparecem o sofrimento e nestes 20 anos pudemos oferecer um espaço de escuta, de acolhimento e de cuidado. E claro, formando profissionais que atuam não só na nossa região e em vários campos, não só no atendimento na clínica. Todo o desenvolvimento da sociedade neste tempo também fez com que o curso se atualizasse e assim vamos continuar formando novos profissionais de forma ética, compromissada e respeitosa ao sofrimento do indivíduo”, disse a coordenadora do curso, Cristiane Correia.

Iniciado em 2003, o curso começou com 61 alunos, ainda no prédio do Colégio Bandeirantes, hoje Instituto Educacional de Americana. 20 anos depois, a estrutura mudou completamente e o curso de Psicologia da FAM é um dos mais reconhecidos na região pelo grupo de professores e também por oferecer aulas praticas e diversos atendimentos gratuitos para comunidade. Neste período, foram aproximadamente 100 mil atendimentos gratuitos realizados e coordenados pelos profissionais e estagiários.

Monaliza Silva é da turma de 2014, mas conseguiu sua formação em 2019, atualmente atua no Maranhão e sempre sonhou ser psicóloga. “Os estágios da FAM foram super enriquecedores, eu pude experienciar muitas coisas, atuando em presídios, clinicas, essas possibilidades de estágio que eu tive me fizeram ter uma visão ampla da psicologia”, comentou.

Maryellen Oliveira é da primeira turma do curso de psicologia em 2003. Atualmente é psicóloga clínica e psicanalista, ela lembra com carinho dos professores e do período na Instituição. “Eu sempre busquei uma formação que transcendesse aquela psicologia clínica mais elitizada, mas que de fato, eu conseguisse estar mais próxima das causas sociais da própria saúde mental. Na FAM eu consegui estruturar meu curso com as práticas em campo para um caminho mais completo”, comentou.

Para Gustavo Azzolini, diretor geral da FAM, estes 20 anos do curso e os atendimentos gratuitos mostram para a comunidade a seriedade do trabalho realizado. “A somatória do comprometimento do nosso corpo docente, alunos e colaboradores resulta em números super positivos para a Psicologia. Esperamos continuar e aumentar nossa estrutura para assim atender mais pessoas e oferecer ainda mais para nossos alunos”, comentou.

Cristiane Correia, Coordenadora do curso de Psicologia
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também