TV AO VIVO
TODODIA 22 de outubro de 2026
VACINAÇÃO

Profissionais da saúde de Americana passam por capacitação sobre imunização

Treinamento é voltado aos profissionais que atuam em salas de vacina da rede municipal em hospitais e UBSs e da rede privada

Compartilhar WhatsApp Facebook
Foto: Divulgação

Iniciou-se nesta quarta-feira (15) a capacitação de profissionais que atuam em salas de vacinas sobre a imunização de pacientes. Realizado pela Secretaria de Saúde de Americana através da Vigilância Epidemiológica, o treinamento segue acontecendo nos dias 17, 22 e 24 de maio no CCL (Centro de Cultura e Lazer) voltado a todos os profissionais dos setores envolvidos na imunização de pacientes tanto da rede municipal em hospitais e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) como da rede privada.

A abertura contou com a presença do secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner, da superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi, do diretor da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), Antônio Donizetti Borges, da secretária de Fazenda, Simone Inácio de França Bruno, e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito, responsável pela organização geral do evento.

O treinamento é realizado pela enfermeira Sara Rosa Silva Rolim Santos, interlocutora de imunização do Estado de São Paulo, atuante no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas.

Continua após a publicidade

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e responsável do evento, Carla Brito, explicou a necessidade da capacitação para que os profissionais sempre estejam atualizados ao processo que envolve a imunização. “Diante de algumas mudanças ocorridas no calendário vacinal, no último ano, se faz necessário capacitar novos profissionais e atualizar os que já atuam em salas de vacinas. A educação em saúde deve ser frequente e contínua, para que sempre possamos alcançar êxito no trabalho” afirmou Carla Brito.

Durante a capacitação são ensinados pontos como a operacionalização da vacinação e o calendário vacinal, técnicas utilizadas, intervalos, vacinação em atraso, busca ativa, rede de frio, entre outras.

Para o secretário adjunto de Saúde, as capacitações servem para o aprimoramento dos profissionais que atuam em contato direto com as pessoas. “Eventos como esse são de extrema importância para vocês, profissionais que atuam na ponta do sistema de saúde, porque eles servem como ferramentas para aperfeiçoar ainda mais o trabalho que vocês já realizam. E isso só tende a resultar em melhor qualidade na assistência à população”, declarou Fábio Joner.

Esta matéria foi útil para você?

AD
Ana Flávia Defavari TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.