terça-feira, 18 junho 2024
QUALIFICAÇÃO

Profissionais do SAMU recebem treinamento sobre atendimento à vítimas de acidentes de trânsito

A ação ocorreu esta semana e participaram das atividades 60 profissionais
Por
Andressa Oliveira
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia promoveu uma capacitação para os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) sobre “extricação veicular” termo usado na medicina para a “retirada da vitima de um local onde não pode ou não deve sair por seus próprios meio”.

A ação ocorreu esta semana e participaram das atividades 60 profissionais, o treinamento aconteceu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, base provisória do SAMU, o prédio atual está em reforma.

É de extrema importância que os profissionais do serviço trabalhem com precisão e agilidade para salvar as vítimas.

Segundo o Diretor de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Renato Lopes Machado, no treino é mostrado o processo para tratar, acondicionar, remover ou liberar as vítimas que tenham ficado presas em veículos em razão do acidente.

O diretor ainda reforça que a capacitação consiste em retirar de forma segura vítimas de acidentes automobilísticos.

“Esse treinamento é fundamental para capacitar os profissionais do SAMU para executar com eficácia e segurança a retirada das vítimas de dentro dos veículos. Uma vez que há o risco de lesões ocasionadas com o impacto. Por isso, o principal objetivo é não causar novas lesões e preservar a integridade da coluna cervical e a região lombar da vítima”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também