sábado, 20 abril 2024
TRÊS ESTAÇÕES

Projeto de Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas, será leiloado no próximo dia 29

Empreendimento deverá gerar mais de 10,5 mil empregos em 11 municípios
Por
Isabela Braz

O Governo de São Paulo iniciará no próximo dia 29 uma série de projetos que irão para leilão para o andamento de trabalhos no Estado. O primeiro de 13 projetos a ser leiloado será o do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas. O trem será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

O projeto atual diz que o trem deve percorrer os 101km entre São Paulo e Campinas em 1 hora e 4 minutos, passando pelas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, atendendo uma média de 60 mil passageiros por dia.

Com investimento previsto pelo Governo Estadual de R$ 13,5 bilhões, o empreendimento irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos da nossa região.

O projeto incluirá um serviço expresso, com três estações, com paradas na capital, uma em Campinas e outra em Jundiaí. Ele também contempla a implantação do Trem Intermetropolitano, entre Campinas e Jundiaí, que terá estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas e a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O novo sistema vai melhorar e ampliar a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas e terá 101 km de trajeto. O trem será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

Foto: Divulgação/Governo de SP
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também