quinta-feira, 18 abril 2024

Referência esportiva

Sede do 1º Bike Hotel do mundo, da primeira escola de goleiros do Brasil e uma das maiores da América Latina, dona de uma das melhores pistas de BMX do País – segundo os próprios atletas -, casa da Seleção Brasileira de Badminton… bom, não faltam motivos para Americana comemorar. O esporte é, sim, uma das paixões do americanense e se revela em diferentes modalidades.
“Americana é uma cidade diferenciada. Aqui temos espaço para diferentes modalidades, para diferentes gostos”, afirma o secretário municipal de Esportes, Osvaldo Klein Neto, o Foca. “A cidade vem de importantes conquistas, seja com novos rankings, seja formando novas equipes”, continua.
Um dos últimos feitos de Americana foi a conquista do 2º lugar nos Jogos Regionais do Interior e o anúncio da cidade como sede da edição de 2019 do evento. “Tivemos uma ótima participação, fruto de investimentos na base que têm sido feitos pela Administração”, revela Foca.
Segundo ele, nos anos anteriores a cidade se destacava por ir bem nas competições, mas com times formados por profissionais que, muitas vezes, vinham para a cidade exclusivamente para participar de determinadas disputas esportivas. “Tínhamos times muito bons, mas que não eram de atletas da cidade. Mudamos este conceito e hoje estamos investindo na base, nos esportistas de Americana”, afirma. “O resultado já começamos a colher com o segundo lugar nos Jogos Regionais. Foram 43 cidades competindo e Americana com um time de base, formado na cidade”, reforçou.
Além de pontuações em ranking e medalhas, esse investimento na base também gerou economia. “Não gastamos mais com os contratos, conseguimos reduzir os gastos como transporte, moradia e alimentação e, com isso, sobrou mais para investir”.

 
UMA NOVA PAIXÃO

Americana se prepara para dar as boas-vindas a uma nova modalidade: o badminton. A cidade sediará, pela primeira vez, a seleção brasileira do esporte. “É uma modalidade nova para nós, mas que já é antiga no mundo esportivo”, disse Foca.
Segundo o secretário, o Ginásio do Nova Americana será a nova casa dos atletas da seleção. “É importante frisar que, com este projeto, receberemos não apenas os atletas, mas também a comissão técnica. São cerca de 10 a 12 pessoas que estão se mudando para Americana e que, além de movimentar a área esportiva, têm importante contribuição no fomento da economia da cidade”, destacou.
Ele afirmou ainda que a vinda da Seleção proporcionará o desenvolvimento de um projeto social com crianças e idosos da cidade, que poderão participar de aulas gratuitas. “Capacitamos nossos professores, que darão aulas aos moradores. Além disso, vamos instalar 10 quadras de Badminton nas escolas e os alunos passarão a contar com aulas. É uma maneira de disseminar o esporte”, disse.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também